Ciclus é autuada no Aurá por transporte irregular de lixo e falta de servidores

Belém e Pará Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e da Agência Reguladora Municipal (Arbel), realizou uma fiscalização no Centro de Tratamento de Resíduos (CRT) da empresa Ciclus, localizado no bairro do Aurá, para apurar denúncias de irregularidades ambientais.

A ação ocorre após uma operação da Polícia Civil realizada na terça-feira (10), que identificou problemas no local e resultou na condução do encarregado à delegacia para esclarecimentos. A investigação segue em andamento com o apoio da Sezel.

O secretário de Zeladoria, Cleiton Chaves, e o presidente da Arbel, Ricardo Coelho, inspecionaram as instalações e notificaram a empresa para que realize as adequações necessárias no funcionamento do CRT.

Além do Aurá, uma força-tarefa da Sezel também inspecionou outras unidades da Ciclus, nas regiões da Vileta e da Rua da Providência, próximo à BR-316, desde as primeiras horas da manhã, visando garantir melhorias na coleta e manejo dos resíduos.

O secretário Cleiton Chaves destacou que a fiscalização identificou um déficit significativo no quadro de funcionários da empresa, atualmente com cerca de 600 servidores a menos do que o necessário. A Prefeitura de Belém se comprometeu a contratar imediatamente 320 novos trabalhadores.

Durante as vistorias, foram constatados caminhões com resíduos acumulados — prática inadequada, pois o descarte deve ser feito no Aterro de Marituba a cada rota. Também foi encontrado um caminhão transportando lixo orgânico para o CRT do Aurá, que atualmente recebe apenas entulho, fato proibido pela legislação vigente. Por conta disso, a Sezel e a Arbel notificaram a empresa e acionaram a Polícia Civil.

Apuração de Irregularidades e Detenções

O gerente do CRT do Aurá, Thiago Lima, e três funcionários foram detidos para prestar esclarecimentos na Delegacia de Meio Ambiente (Demapa), em Belém.

Outro problema apontado foi o transporte de caçambas de entulho sem a devida vedação com lona, o que representa risco ambiental.

Intensificação da Fiscalização

Ricardo Coelho, presidente da Arbel, ressaltou que a agência fiscalizadora do contrato vai intensificar as ações para garantir o cumprimento de todas as cláusulas contratuais por parte da Ciclus.

Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/ciclus-e-autuada-no-aura-por-transporte-irregular-de-lixo-e-falta-de-servidores/