Beunos Aires – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca, nesta quarta-feira (2/7), em Buenos Aires, capital da Argentina, para participar da Cúpula do Mercosul, que ocorre na quinta (3/7). Está é a primeira viagem do petista ao país vizinho desde que Javier Milei assumiu a Casa Rosada, em dezembro de 2023.
O Brasil assume a presidência do Mercosul nesta semana e irá coordenar o bloco econômico até dezembro deste ano. Um dos objetivos da presidência brasileira é concluir o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que se arrasta por mais de 20 anos.
Mercosul
- Lula viaja para a Argentina para participar da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em 3 de julho. A visita marca o fim da presidência da Argentina e a transferência para o Brasil.
- O Mercosul é um bloco político e econômico da América do Sul, que visa fazer a integração regional entre os seus membros. Um dos principais objetivos é avançar o livre comércio, tanto de bens, como de serviços e outros setores produtivos.
- O Mercosul é composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Bolívia está no processo de integração, que pode levar até quatro anos para estabelecer a sua entrada no bloco.
- Na presidência do bloco econômico, o Brasil tem como prioridade a conclusão do texto final do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, incorporação dos setores automotivo e açucareiro ao regime comercial do bloco e inclusão de códigos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec).
- A presidência brasileira também espera lançar o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul 2 (Focem 2).
Lula e Milei
Javier Milei foi eleito no segundo turno das eleições da Argentina ao obter 55,9% dos votos, contra o seu adversário Sergio Massa, ministro da Economia do governo de Alberto Fernández. Durante a campanha presidencial, o político ultraliberal adotou um discurso contra Lula.
Em 2024, já na presidência, Milei chamou Lula de “corrupto” e de “comunista”. “Qual é o problema que o chamei de corrupto? Por acaso ele não foi preso por isso? E o que eu disse… comunista? Por acaso [Lula] não é comunista? Desde quando tem que pedir perdão por dizer a verdade? Ou estamos tão doentes de correção política que não se pode dizer nada para a esquerda ainda quando for verdade?”, disse o presidente argentino durante entrevista ao canal La Nación +.
Ainda no ano passado, Milei foi ao Rio de Janeiro para participar da reunião de Chefes de Estado do G20, que reúne as maiores economias do mundo. Durante o evento, os dois presidentes trocaram saudações cordiais, sem muito entusiasmo de ambos os lados.
A expectativa é de que Lula adote o mesmo comportamento do G20 durante a Cúpula do Mercosul, sem grandes declarações sobre as desavenças ideológicas entre os dois. No entanto, não é esperado que aconteça uma reunião bilateral entre Milei e Lula.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o petista terá pouco tempo em solo argentino, o que dificultaria uma reunião entre os dois presidentes. Apesar disso, a equipe que compõe a comitiva de Lula não descarta a possibilidade de uma visita do chefe do Palácio do Planalto a Cristina Kirchner.
Lula e Cristina Kirchner
Cristina Elisabet Fernández de Kirchner, ex-presidente da Argentina, foi condenada a seis anos de prisão pelo crime de administração fraudulenta em detrimento do Estado pela Suprema Corte do país.
Os delitos teriam ocorrido durante os dois governos de Cristina Kirchner, entre 2007 e 2015. Devido a idade da ex-presidente da Argentina, que está com 72 anos, ela segue em prisão domiciliar.
Segundo o jornal Clarín, da Argentina, o advogado de Cristina Kirchner teria solicitado junto à justiça argentina uma autorização para que Lula visitasse a ex-presidente do país. O pedido, no entanto, ainda estaria sendo atualizado.
Ao Metrópoles, integrantes da comitiva presidencial indicaram que a equipe de Lula ainda aguarda a resposta da Justiça da Argentina para verificar a possibilidade de uma visita de cortesia a Kirchner. Apesar disso, o encontro não está descartado e pode ocorrer durante a estada de Lula em Buenos Aires.
Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/lula-faz-1a-visita-a-argentina-sob-milei-e-pode-encontrar-cristina