Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.
O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei pedindo autorização para buscar um empréstimo de até R$ 55,2 milhões para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Segundo a Companhia, os recursos serão aplicados em ações diretas de combate à perda de água e na resolução do problema da contaminação por nitrato na Zona Norte de Natal.
“Os recursos desse empréstimo na Caixa Econômica, do projeto Saneamento para Todos, é para investimento na cidade de Natal. Para a redução, o combate à perda, setorizando, fazendo o que a gente chama de distritos de medição e controle e colocando válvulas redutoras de pressão”, explica o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, ao AGORA RN.
Linhares destacou que o maior desafio está no abastecimento da Zona Norte, onde ainda há muitos poços contaminados por nitrato. A substância, quando presente em altas concentrações na água, representa risco à saúde da população podendo estar associada ao desenvolvimento de doenças, inclusive alguns tipos de câncer. A contaminação por nitrato pode ter origem em resíduos de atividades agrícolas ou esgoto doméstico sem tratamento adequado.
“O objetivo é resolver o problema do nitrato da Zona Norte. Temos muitos poços na Zona Norte que foram contaminados por nitrato e a gente precisa de investimentos altos para resolver esse problema”, afirmou Roberto, ao AGORA RN.
O Projeto de Lei, enviado pelo Executivo em 18 de junho, autoriza o Estado a prestar contragarantia à União para a operação de crédito entre a Caern e a Caixa. O financiamento será usado para a implantação de um novo sistema de abastecimento de água na Capital, para ampliar a cobertura, melhorar a qualidade da água e reduzir as perdas na rede.
De acordo com o Governo, a medida está alinhada ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), que estabelece como meta o atendimento de 99% da população com água potável até dezembro de 2033. Em Natal, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a cobertura atual é de 89,35%, sendo necessária a expansão para atingir a universalização.
Além dos impactos diretos na saúde e no meio ambiente, o novo sistema promete mais eficiência operacional e desenvolvimento urbano sustentável. Conforme a gestão, a escolha da Caixa como agente financeiro foi fundamentada na experiência da instituição em contratos semelhantes no setor de saneamento básico. O projeto tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa e, se aprovado, permitirá que a Caern formalize o contrato com a Caixa e inicie as obras previstas.
Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/caern-55-milhoes-combater-perdas-de-agua/