Latam adota software para cortar consumo e emissões

Divulgação

Iniciativa vem para fortalecer programa Fuel Efficiency, que busca melhorar eficiência operacional do grupo e reduzir emissões de gases de efeito estufa

A Latam integrou a toda a sua frota o software europeu APM (Aircraft Performance Monitoring), da empresa Storkjet, com o objetivo de otimizar o consumo de combustível e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. A ferramenta foi instalada em mais de 340 aeronaves e tem potencial para evitar a emissão de cerca de 7,9 mil toneladas de CO2 por ano, além de gerar uma economia anual estimada de US$ 2,5 milhões em combustível.

O APM compara o desempenho real das aeronaves com os dados de fábrica e permite ajustes no planejamento e na execução dos voos, o que contribui para um uso mais eficiente de combustível. O sistema também identifica necessidades de manutenção que influenciam no consumo, como a limpeza de motores e fuselagem, além de ajustes aerodinâmicos.

Entre os recursos do software, destaca-se o Idle Factor, exclusivo para aeronaves Airbus, que melhora a eficiência na fase de descida ao reduzir o uso dos motores.

A iniciativa reforça o programa Fuel Efficiency, criado pela Latam em 2010, que já contribuiu para evitar a emissão de mais de 5,6 milhões de toneladas de CO2 e o consumo de mais de 2 milhões de barris de combustível por ano. O programa busca ampliar a eficiência operacional do grupo e reduzir seu impacto ambiental.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2025/07/latam-adota-software-europeu-para-monitorar-eficiencia-da-frota-e-reduzir-emissoes_219105.html