Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.
É falsa que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), teria inaugurado um simples cano de meia polegada, ou uma “bica”, no município de Dix-Sept Rosado, na região Oeste potiguar. Na verdade, a cerimônia realizada na sexta-feira 27 marcou a entrega da nova adutora derivada do sistema Apodi-Mossoró, que já está em operação e beneficia diretamente a população do município, com mais de 11 mil habitantes.
Durante o evento, Fátima abriu simbolicamente uma torneira e afirmou que a entrega da adutora era um compromisso assumido desde o início do mandato.
“Estamos triplicando a oferta de água, que saltou de 40 para 120 mil litros por hora. Água é fundamental, e o nosso povo merece e precisa desse investimento”, disse. A estrutura, segundo a gestão, já garante 70% da água que chega às torneiras da população local, com captação no sítio Carrasco, em Apodi.
Na ocasião, o presidente da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), Roberto Sérgio Linhares, afirmou que a adutora “era um sonho de mais de uma década que hoje se torna realidade, trazendo segurança hídrica para todos”.
“A água que chega agora às casas é uma água mineral, que vai mudar radicalmente a qualidade de vida das pessoas. É um momento único para Governador Dix-Sept, um benefício trazido pelo governo da senhora, em parceria com o Governo Federal”, discursou.
A adutora Apodi-Mossoró segue em obras em outros trechos, com investimentos totais de R$ 82 milhões. Em Apodi, está em andamento a urbanização da área dos sete poços que abastecerão Mossoró. Já na BR-405, estão em construção a Estação Elevatória de Água 3 e o reservatório no bairro Bela Vista, que armazenará o volume transportado. Em Mossoró, 95% da instalação das adutoras internas já foi concluída, com uso de tecnologia que minimiza o impacto no trânsito urbano.
Por que este conteúdo foi checado
Nos últimos dias, viralizou nas redes sociais a informação falsa de que a governadora teria inaugurado um simples cano. Entre os que espalharam a desinformação, estão políticos de direita, como o senador Styvenson Valentim (PSDB-RN), que repercutiu o vídeo no seu Instagram, em tom de deboche.
Outra que postou o conteúdo foi a deputada federal Rosângela Moro (União-SP). “A governadora do PT, Fátima Bezerra, foi lá e inaugurou um cano. Sim, UM CANO. Soltou um ‘Teje entregue!’ e saiu do palco achando que reconstruiu o Nordeste inteiro. PT sendo PT: entrega tubo de PVC como se fosse um grande feito deles — e ainda espera palmas!”, escreveu a parlamentar, na legenda do vídeo. O material teve mais de 25 mil visualizações.
Além disso, o material foi compartilhado pelo vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União). Ele postou um vídeo que já passou de 105 mil visualizações. “Silêncio! A sede do nordeste acabou agora. O PT governa o RN desde 2019 e só agora inauguraram um trecho de uma adutora. Item básico como a água celebrado pelos esquerdistas como se não fosse uma obrigação”, escreveu na publicação.
Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/falso-que-fatima-bezerra-inaugura-bica-rn/