Novo sindicato surge para representar e defender veículos de comunicação do RN

Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.

Veículos de comunicação do Rio Grande do Norte anunciaram nesta semana a criação do Midiacom (Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do RN). A ideia da nova entidade é promover a defesa jurídica, sindical e econômica das empresas de mídia potiguares, além de fortalecer o setor com foco em valorização profissional e capacitação.

Sediada em Natal, a entidade passa a integrar o sistema sindical nacional, com vínculos formais à Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) e à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

A primeira diretoria foi eleita por aclamação, tendo como presidente o publicitário Thiago Lajus, superintendente da InterTV Cabugi. Além dele, a diretoria tem três vice-diretores, representando os segmentos de Rádio; Televisão; e Jornais, Portais e Revistas, além de um vice-diretor de Relações Públicas. A posse está marcada para ocorrer no dia 14 de julho.

O AGORA RN foi convidado para integrar o Midiacom. Em visita ao jornal nesta quarta-feira 3, Thiago Lajus explicou que a entidade nasce com a missão de oferecer representatividade federal e estadual ao setor, atuando também em capacitação, debates sobre regulamentação de conteúdo nas redes e proteção da propriedade intelectual. “O Midiacom vem para dar representatividade dos veículos de radiodifusão frente ao Estado, representatividade federal e defesa dos interesses desses veículos”, afirmou.

Segundo Lajus, a entidade atuará para aproximar o Rio Grande do Norte do cenário nacional da comunicação. “O Midiacom vem para trazer o Rio Grande do Norte para um cenário nacional de comunicação. Esse é o nosso objetivo”, disse, destacando que a atuação será ampla, com foco em defesa jurídica, capacitação de colaboradores por meio de encontros técnicos, eventos e seminários, além de acompanhamento das principais pautas de interesse do setor em tramitação no Congresso Nacional.

Em reunião com o diretor-presidente do AGORA RN, Alex Viana, Lajus reforçou que o sindicato quer ser um espaço de apoio e diálogo para os veículos potiguares, ressaltando a importância de valorizar o jornalismo sério e comprometido. “Fizemos questão de vir ao AGORA RN pelo trabalho que é desenvolvido pelo jornal e pelo que ele representa no Estado. Sabemos de perto a luta que é colocar esse jornal na rua todos os dias de manhã”, destacou.

Um dos pontos centrais defendidos pelo Midiacom será a proteção da propriedade intelectual. Ele destacou que muitos veículos e profissionais têm seu conteúdo replicado sem crédito, ou deturpado para servir a interesses de terceiros.

O presidente do Midiacom também ressaltou que o sindicato buscará uma gestão horizontalizada e transparente. “O que determina o peso do voto é o porte da empresa, a quantidade de empregados. O segmento não é determinante nesse caso. A gente busca uma gestão horizontalizada, democrática, transparente e pautada em governança, para que todo mundo que faça parte tenha orgulho de fazer parte”, explicou, acrescentando que o estatuto do Midiacom foi inspirado em boas práticas de outras entidades estaduais ligadas à Abert.

O Midiacom também planeja contribuir para o debate sobre a remuneração de conteúdo jornalístico por plataformas digitais e a regulação das big techs no Congresso, acompanhando as discussões sobre a relação entre redes sociais e veículos de comunicação. “Se o Agora RN escreve uma linha que no jornal, ele se responsabiliza por ela. Não acontece a mesma coisa se eu posto essa linha no Google ou no Meta. Esse é um debate necessário”, disse Lajus, acrescentando que a entidade pretende apoiar iniciativas que valorizem os veículos de comunicação locais no contexto digital.

Outro foco será a capacitação profissional, incluindo temas como o uso responsável da inteligência artificial no jornalismo. “A inteligência artificial jamais tomará conta do profissional que sabe fazer as boas perguntas. Mas para isso ele precisa ser capacitado, para que a inteligência artificial venha para melhorar o seu trabalho e não para tomar o seu trabalho. Essa é uma frente que o Midiacom pretende atuar”, declarou Lajus.

Ele anunciou que no próximo dia 14 haverá um evento em Natal abordando o uso de IA aplicada à comunicação.

Durante a visita, o presidente do Midiacom reforçou o convite ao AGORA RN e destacou a importância de fortalecer o mercado local com união e representatividade. “Essa cadeira de quem dirige um veículo tem um espinho muito grande, e ter uma entidade que possa amparar, onde você possa discutir e compartilhar os problemas que são comuns a todos os veículos, é muito benéfico para o mercado como um todo”, afirmou.

Com o surgimento do Midiacom, o Rio Grande do Norte se torna o quinto estado do país a criar uma estrutura sindical vinculada à Abert e Fenaert, seguindo os passos de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraíba.

“Eles encontraram no formato do Midiacom uma forma de dar capilaridade e relevância aos estados Brasil afora, à luz do que a OAB faz com suas seccionais. Esse é um movimento que brilha os olhos”, encerrou Thiago Lajus.

Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/novo-sindicato-veiculos-de-comunicacao-rn/