Após temporal, Belém entra em alerta e reforça limpeza de canais e drenagem
Após temporal, Belém entra em alerta e reforça limpeza de canais e drenagem
Após temporal, Belém entra em alerta e reforça limpeza de canais e drenagem
Após temporal, Belém entra em alerta e reforça limpeza de canais e drenagem
A Prefeitura de Belém tem atuado intensamente em diversos pontos da cidade para minimizar os impactos das fortes chuvas e combater os alagamentos, que se agravaram após o temporal ocorrido na tarde e noite de ontem. Um contingente estimado de 200 profissionais está mobilizado em ações emergenciais por toda a cidade.
“Estamos focados em ações emergenciais e estruturantes, com um grande esforço concentrado de limpeza e desobstrução da rede de drenagem”, afirmou, na manhã desta quinta-feira, Fernando Camarinha, secretário executivo da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel).
Os bairros mais afetados e que exigem maior atenção são Cremação, Curió e Condor.
A Sezel conta atualmente com:
- 6 equipes de hidrojato, com 5 pessoas cada, atuando na desobstrução profunda de tubulações;
- 5 equipes de limpeza manual de bocas de lobo e poços de visita, com 10 trabalhadores por equipe;
- 3 equipes de limpeza de canais, compostas por 15 pessoas cada, concentradas nos principais canais da cidade.
“Além disso, estamos em diálogo constante com a empresa Ciclus, buscando intensificar a limpeza pública, a retirada de entulhos e resíduos domésticos, e eliminar pontos críticos de descarte irregular, com apoio do setor de Educação Ambiental da Sezel”, explicou Camarinha.

As equipes estão distribuídas estrategicamente nos bairros mais afetados, operando em sistema de rodízio e plantão para garantir a continuidade dos serviços ao longo do dia.
Segundo o secretário, o volume de chuva registrado ontem foi extremamente elevado em um curto período de tempo. Esse fator, aliado ao acúmulo de lixo e entulho em canais e bocas de lobo, contribuiu para o transbordamento em diversos bairros.
Plano Emergencial Será Reforçado Durante o Mês de Julho
As ações fazem parte de um plano emergencial de 30 dias, iniciado em junho e que será intensificado durante todo o mês de julho. O objetivo é melhorar o escoamento das águas pluviais, reduzir os alagamentos e garantir mais segurança à população.
“É um esforço conjunto, coordenado, e que reforça o compromisso da Prefeitura com a cidade e com quem mais precisa”, destacou o secretário.
Durante julho, as equipes continuarão nas ruas diariamente. “A meta é manter esse ritmo até resolvermos os principais pontos de alagamento e melhorarmos o escoamento da água em Belém. Seguimos firmes no trabalho diário, unindo forças entre secretarias e empresas parceiras, porque sabemos que o impacto na vida da população é grande — e estamos agindo para mudar essa realidade”, afirmou.
Camarinha reforçou ainda que a Prefeitura, por meio da Sezel, está mobilizando todos os recursos humanos, técnicos e operacionais disponíveis. “O esforço envolve não apenas ações emergenciais, como desobstrução da drenagem e limpeza dos canais, mas também uma atuação integrada com a empresa Ciclus para reforçar a coleta de resíduos, retirar entulhos e eliminar os chamados ‘pontos críticos’ de descarte irregular”, concluiu.
Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/apos-temporal-belem-entra-em-alerta-e-reforca-limpeza-de-canais-e-drenagem/