Sob o tema “A arte de imaginar futuros e inovar”, o IT Forum Praia do Forte deste ano promete trazer à tona reflexões sobre o ritmo e o caminho que a transformação digital tem seguido. Entre os painelistas que provocarão estes questionamentos está a futurista, designer e palestrante Monika Bielskyte. No segundo dia de evento, a pesquisadora irá trazer a exposição “Além do ciclo de hype: inovação resiliente”.
O conteúdo, assim como a maioria das apresentações de Monika, irá desafiar o determinismo das narrativas distópicas e utópicas, sugerindo um caminho para visões de futuro que sejam verdadeiramente inclusivas e habitáveis.
Em sua linha de pesquisa, a palestrante apresenta um futurismo definido por uma esperança informada, ancorada em realidades humanas e ambientais contextuais e complexas, questionando as soluções tecnológicas padronizadas, frequentemente marcadas por ciclos de hype de curto prazo e obsolescência rápida.
Leia mais: Sougwen Chung repensa relação entre humanos e máquinas no IT Forum Praia do Forte
Com especialização em tecnologias da informação e mídia imersiva (IA generativa, computação espacial, realidade virtual, interface e experiência do usuário), Monika conecta ciência e tecnologia de ponta, questões sociais e geopolíticas. Seus clientes incluem BBC, Disney/Marvel, DreamWorks, Google, Huawei, IDEO, Intel, McKinsey, Microsoft, Ministério da Economia de Portugal, Forum Econômico Mundial, entre outros. E seu trabalho em Hollywood inclui consultoria futurista para o filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, da Disney/Marvel.
Ela também é fundadora do ProtopiaFutures, uma plataforma de design centrada na vida e previsão colaborativa que prioriza perspectivas historicamente marginalizadas. A missão do projeto é inspirar uma nova onda de visões de futuro que demonstrem como uma abordagem transcultural e interdisciplinar, aliada à inclusão de pessoas com deficiência e neurodivergentes, pode fomentar economias regenerativas nas próximas décadas.
Nascida na União Soviética, Monika cresceu na recém-liberada Lituânia, testemunhando e participando do colapso simultâneo das barreiras físicas e da abertura do mundo digital. Atualmente, reside em Joanesburgo, África do Sul e, como designer especulativa, prototipa designs futuros culturalmente expansivos, social e ambientalmente engajados, inspirando-se no entretenimento visual e narrativo da ficção científica para tornar as conversas sobre o futuro mais acessíveis no mundo real.
Fonte: https://itforum.com.br/monika-bielskyte-it-forum-praia-forte/