Foto: Ascom/Sesc-PI –
A programação inicia com a abertura da exposição “Coletânea Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô”, do artista tocantinense Emerson Silva, dia 18 de julho, seguida de oficina de fotografia ministrada por ele no dia 19/07. A inscrição para a oficina de fotografia acontece no dia do evento, por ordem de chegada.
O projeto é importante rede de intercâmbio das artes e da cultura com o objetivo de criar laços e fortalecer a criação artística, dando visibilidade para as potencialidades que aparecem no cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí, estado convidado.
Realizado em formato de mostras, o Sesc Amazônia das Artes oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas, como Artes Cênicas, Música, Teatro, Circo, Dança, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.
Confira abaixo a programação da Mostra no mês de julho:
Abertura da exposição “Coletânea Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô (TO)
Artista: Emerson Silva
Data: 18/07 – 18h
Local: Galeria Dora Parentes
Classificação livre
Entrada solidária: 1kg de alimento não perecível
Sinopse: A Coletânea “Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô” é parte de uma pesquisa realizada pelo repórter fotográfico e documentarista Emerson Silva junto ao povo Krahô, etnia localizada na região Nordeste do estado do Tocantins, apresentada ao público transversalmente através de uma exposição fotográfica, um livro e um vídeo documentário que retratam uma das importantes manifestações culturais destes indígenas. A exposição é um mergulho profundo na cultura do povo Krahô, mostrando a emocionante jornada de um indígena e a importância da Festa do Peixe e da Lontra para essa comunidade.
Oficina “Festa do Peixe e da Lontra”
Artista: Emerson Silva
Data: 19/07 – 14h às 18h
Duração: 4 horas
Local: Sala de Artes Plásticas Elmar Carvalho
Classificação: a partir de 16 anos
Inscrição no dia da oficina por ordem de chegada
Sinopse: A oficina vai proporcionar um espaço de aprendizagem teórico e prático, facilitando acesso aos conceitos básicos da Fotografia, além de propor reflexões sobre a prática do profissional da fotografia, seus modos de trabalho e como uma fotografia é produzida. Também vai expor ferramentas e técnicas para os participantes usarem no cotidiano, compreendendo o processo de criação da exposição fotográfica Festa do Peixe e da Lontra.
Conteúdo programático: Teoria e prática abordando os conceitos básicos da Fotografia.
Minibio do artista: Natural de São Paulo (SP) e residente em Palmas (TO) desde 1995, Emerson atua como repórter fotográfico há mais de 20 anos. Apaixonado pela cultura popular e tradicional tocantinense, trabalhou na Fundação Cultural do Estado de 2000 a 2019, onde conheceu a fundo as manifestações culturais regionais, patrimônios materiais e imateriais e seus personagens. Ganhador de múltiplos prêmios, realizou várias exposições, com destaque para a participação na exposição “Women that make a difference”, na sede ONU, em Genebra na Suíça. Também atuou nos maiores veículos de comunicação tocantinense. Atualmente é membro da Associação de Arte Ninho Cultural.