RN cobra mais verba federal para vigilância em saúde e alerta sobre risco nos municípios

Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) defendeu a ampliação do financiamento federal para a Vigilância em Saúde e a integração com a atenção básica durante a Oficina Regional de Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). Em encontro que termina nesta sexta 4, em João Pessoa (PB), os representantes dos Cosems do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco discutiram ações para garantir a efetividade da política nos territórios e superar desafios locais.

Segundo o secretário executivo do Cosems-RN e responsável pela área de Vigilância em Saúde, Sueldo Queiroz, “essa discussão vem sendo feita em todas as regiões do Brasil com o objetivo de colher informações para melhorar a política no território, superar desafios, analisar potencialidades e avanços”.

Ele ressaltou a necessidade de melhorias no financiamento da Vigilância em Saúde, com ênfase no aumento do piso fixo da política, considerado essencial para a execução das ações nos municípios. E frisou a urgência de ampliar a contrapartida financeira destinada aos agentes de endemias e de reforçar o orçamento da Vigilância Sanitária, apontando que os recursos atuais são insuficientes para garantir a efetiva implementação da PNVS.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

Nesta quinta-feira 3, primeiro dia da oficina, foi debatida a Educação Permanente em Epidemiologia como ferramenta para apoiar a implementação da PNVS. Nesta sexta 4, as discussões se concentraram nos desafios de articulação entre as práticas e processos de trabalho das vigilâncias e na necessidade de integração das ações de Vigilância em Saúde com a Atenção à Saúde.

Leia mais: Secretários de Saúde do RN debatem novas regras para uso de emendas parlamentares no SUS

Segundo Sueldo, “a oficina regional representa mais um passo na consolidação de uma política pública fundamental para a proteção e promoção da saúde da população, com foco na integração das ações e no fortalecimento dos sistemas locais de vigilância”.

A Política Nacional de Vigilância em Saúde estabelece diretrizes para a atuação integrada entre vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador, buscando fortalecer a prevenção de doenças e a proteção da população em nível municipal, estadual e federal.

Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn

Fonte: https://agorarn.com.br/rn/rn-cobra-mais-verba-federal-para-vigilancia-em-saude-e-alerta-sobre-risco-nos-municipios/