Divulgação
A Associação Internacional de Viagens Receptivas dos Estados Unidos (IITA) demonstrou preocupação com o corte orçamentário do Brand USA aprovado pelo Congresso Nacional. Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, a CEO da IITA, Lisa Simon, abordou o papel crucial da entidade e as ações que estão sendo conduzidas para manter o budget anual do órgão.
“Desde que soubemos da ameaça ao financiamento, mobilizamos nossos membros a enviarem cartas a seus representantes no Congresso”
CEO da IITA, Lisa Simon
Peter van Berkel, integrante e ex-presidente do Conselho da IITA, reforçou que o Turismo tem forte apoio bipartidário no Congresso, mas que a disputa por orçamento exige articulação constante. “Precisamos mostrar, com dados concretos, que 5% a menos de visitantes não é só um número. Significa menos dinheiro para manutenção da infraestrutura do país e menos verbas para segurança pública. Tudo está interligado”, disse.
Ambos ainda abordaram o papel crucial do Turismo receptivo para a economia dos Estados Unidos. Lisa Simon logo destacou os três pilares de atuação da IITA: advocacy, educação e oportunidades de negócios, além de reforçar que a associação atua na capacitação de fornecedores e organizações de marketing de destino (DMOs) sobre como atrair turistas internacionais, inclusive do Brasil e de outros mercados da América Latina.
“Trabalhamos diretamente em Washington, DC, para discutir temas relevantes à comunidade de turismo receptivo, como o financiamento da Brand USA e questões ligadas aos parques nacionais”
CEO da IITA, Lisa Simon
Ao mencionar os desafios enfrentados pelo setor, Lisa revelou dados recentes do governo americano: operadores receptivos respondem por 30% das visitas internacionais aos Estados Unidos. “A atuação da cadeia de distribuição de viagens tem um impacto profundo no comércio exterior americano”, pontuou.
Já Peter van Berkel detalhou o que significa, na prática, o trabalho de advocacy promovido pela associação. “Não adianta pregar para os convertidos. Levamos dados e fatos diretamente aos parlamentares responsáveis por temas como turismo, desenvolvimento econômico, comércio e parques nacionais”, explicou.
“Não fazemos lobby. Fazemos advocacy. Nossa missão é o bem coletivo. Não falamos em nome de uma empresa, mas de toda a indústria. Representamos empresas do Brasil, da Alemanha, da Ásia. O vice-presidente da IITA, Osvaldo Freitas, é muito atuante no mercado brasileiro, o que reforça nosso compromisso com a América do Sul”., disse Van Berkel, que ainda concluiu lembrando que, apesar das diferenças culturais entre os mercados, o Turismo se une em torno da hospitalidade. “No fim, tudo se resume a bem receber”, afirmou.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2025/07/associacao-de-receptivos-dos-eua-destaca-importancia-de-manter-orcamento-do-brand-usa_219159.html