Existe uma máxima no mercado que diz que, em algum momento, todos dos bancos serão varejo, e todos os varejos serão bancos. Se a profecia se tornar realidade, pode-se dizer que o Grupo MB Labs contribuiu para isso. Criado pelo engenheiro e empresário Renan Basso, o ecossistema de empresas se especializou em desenvolver aplicativos e plataformas digitais ligadas ao setor financeiro.
O foco veio de uma mistura de sorte com olhar estratégico para oportunidades. Quando surgiu, há 13 anos atrás, a MB era uma companhia que criava software sob medida, tendo como um de seus primeiros clientes, o IFood. Foi a startup que abriu as portas para que a companhia conhecesse as possibilidades existentes dentro do varejo.
“Como o iFood é uma empresa de marketplace, nós começamos a atender muito o varejo. E, no meio do caminho, um deles teve a ideia de criar um cartão próprio. Ele tinha o carnê e queria digitalizar”, conta Basso. O desejo do cliente logo fez com que a MB conhecesse diversos fornecedores do mercado financeiro e percebesse uma oportunidade recorrente naquele ecossistema. “Todo mundo focava tanto em soluções de back office para essas empresas, mas ninguém tinha o canal. E nós vimos isso como um valor agregado muito alto.”
A partir de então, enquanto ajudava seus clientes a desenvolverem cartões, contas digitais, empréstimos e diversos outros módulos, a MB Labs foi criando também suas soluções padronizadas para oferecer o mesmo serviço para outros clientes. O resultado foi um crescimento mais de 200% em menos de quatro anos, indo de uma base de 20 clientes para 75. Com isso, a empresa também aumentou, de 80 funcionários para 350.
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O resultado foi um crescimento mais de 200% em menos de quatro anos, indo de uma base de 20 clientes para 75. Com isso, a empresa também aumentou, de 80 funcionários para 350. “A partir daí todo varejo passou a olhar o mercado financeiro como mais um negócio e isso fez a gente crescer.”
De acordo com o próprio BC, entre 2018 e 2023, o número de usuários ativos que realizaram ao menos uma transação de pagamento via Pix ou transferência eletrônica disponível (TED) mais que dobrou, indo de 77,2 milhões para 152 milhões clientes pessoas físicas.
Com a digitalização crescendo no país e, segundo Basso, os clientes querendo ampliar suas bases, a MB Labs não pretende parar no que ela chama de “lego do mercado financeiro”. Na última Febraban Tech, o grupo anunciou mais dois produtos voltados ao segmento, sendo eles o BI (Business Intelligence) e CRM (Customer Relationship Management), integradas a sua plataforma proprietária, a Bankeiro.
Os lançamentos vem de encontro à estratégia de expandir sua marca SaaS (Software as a Service) e atender a uma demanda por eficiência operacional e personalização no setor bancário. A meta inicial é impactar pelo menos 30% dos clientes ativos já no primeiro mês de operação.
“Um dos desafios do dono do banco é trazer o cliente para abrir uma conta, mas depois tem que estimular que ele utilize os produtos. Nós percebemos isso como uma dor e viu que uma das soluções era criar segmentação, inteligência, KPI para ele acompanhar o resultado da operação dele”, afirma Basso.
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/varejo-banc-mblabs/