Brasileiros priorizam memórias nas viagens

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O destaque da pesquisa está na valorização das experiências vividas durante o percurso, especialmente aquelas que envolvem laços afetivos e conexão com o lugar visitado

Pouco mais de 65% dos brasileiros consideram que o principal valor das viagens em grupo está na criação de momentos especiais com pessoas queridas. O dado é do estudo “Um Novo Jeito de Viajar”, realizado pela empresa Imaginadora, que analisou os novos hábitos e comportamentos dos brasileiros em relação ao Turismo.

A pesquisa ouviu 1.086 pessoas entre os dias 26 de março e 23 de abril de 2025. Os participantes tinham 16 anos ou mais, pertenciam a todas as classes sociais e viajaram nos últimos 12 meses ou pretendem viajar nos próximos 12 meses. A amostra representa viajantes de todas as regiões do Brasil.

Segundo o levantamento, o foco principal das viagens deixou de ser a aquisição de produtos e lembranças materiais. O destaque está na valorização das experiências vividas durante o percurso, especialmente aquelas que envolvem laços afetivos e conexão com o lugar visitado.

“O que o viajante leva da viagem não cabe na mala. Cabe na memória, nos vínculos, nas histórias que ele vai contar depois”

Ana Donato, sócia-diretora da Imaginadora.

Companhias de viagem mais frequentes:

  • 59,1% viajam com familiares
  • 48,3% viajam com parceiros(as)
  • 21,2% viajam com amigos
  • 17,3% viajam sozinhos

A pesquisa também revela quais tipos de experiências são mais valorizadas durante as viagens. Entre os destaques estão:

  • Explorar novos lugares (78,2%)
  • Vivenciar a gastronomia local (62,4%)
  • Estar em contato com a natureza (58,7%)

O levantamento indica ainda que o comportamento do turista brasileiro está em transformação. Se antes o souvenir físico era símbolo de uma viagem, agora ele cede lugar à memória construída. O estudo aponta que a preferência é por atividades que proporcionem conexão emocional e experiências compartilhadas.

“O Turismo afetivo não é uma tendência passageira. Ele reflete uma mudança cultural profunda sobre como as pessoas querem viver, consumir e se relacionar com o mundo. Quem entender isso, não só fideliza seus clientes, como cria experiências que ficam – de verdade – para sempre”, conclui Ana.

Segundo a Imaginadora, essa mudança de comportamento representa uma oportunidade para o mercado. Destinos e empresas do setor precisam ajustar suas ofertas para atender à busca por roteiros personalizados, atividades culturais, turismo de natureza e experiências autênticas. A pesquisa sugere que esse tipo de oferta tem maior potencial de engajamento e fidelização do viajante brasileiro.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/pesquisas-e-estatisticas/2025/07/brasileiros-valorizam-memorias-afetivas-mais-do-que-souvenirs-em-viagens-aponta-pesquisa_219264.html