Carro-bomba explode e mata general russo em Moscou

Carro-bomba detonado em Moscou. Foto: reprodução

Um tenente-general do Exército da Rússia morreu nesta segunda-feira (22) após a explosão de um carro-bomba no sul de Moscou, em mais um episódio de violência envolvendo oficiais de alta patente desde o início da guerra na Ucrânia. Fanil Sarvarov dirigia um veículo do modelo Kia Sorento quando o carro explodiu em um estacionamento da capital russa.

Segundo informações divulgadas pelo governo russo, Sarvarov chefiava o departamento de formação operacional do Estado-Maior das Forças Armadas. O Comitê de Investigação da Rússia confirmou a morte do militar e anunciou a abertura de um inquérito criminal, classificando o caso como “assassinato”.

De acordo com o comitê, um artefato explosivo foi instalado sob o veículo e acionado enquanto o general estava no local. Em nota oficial, o órgão afirmou que Sarvarov “não resistiu aos ferimentos” causados pela explosão. As circunstâncias do atentado ainda estão sendo apuradas, e investigadores trabalham para identificar os responsáveis pela colocação do explosivo.

As autoridades russas avaliam diferentes linhas de investigação. Entre elas, está a possibilidade de envolvimento da Ucrânia. Segundo o Comitê de Investigação, uma das hipóteses analisadas é a de que o atentado esteja “ligado” aos “serviços especiais ucranianos”. Até a última atualização desta reportagem, o governo ucraniano não havia se manifestado sobre o caso.

O ataque ocorre em um contexto de repetidos episódios semelhantes desde o início da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022. Desde então, explosões direcionadas a militares russos de alta patente têm sido registradas tanto em Moscou quanto em seus arredores, aumentando a tensão interna e a sensação de vulnerabilidade entre membros do alto comando.

Em abril deste ano, outro oficial de alto escalão, o general Yaroslav Moskalik, vice-chefe da diretoria de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas russas, morreu após a explosão de um carro-bomba nos arredores da capital. O episódio também foi tratado como assassinato pelas autoridades russas.

Em dezembro de 2024, o comandante das Forças Armadas de defesa radiológica, química e biológica, Igor Kirilov, morreu após a explosão de um patinete elétrico em Moscou. Na ocasião, o assassinato foi reivindicado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), em um raro reconhecimento público de autoria.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-carro-bomba-explode-e-mata-general-russo-em-moscou/