“Risco de contaminação”: Anvisa retira produtos da Ypê do mercado; confira a lista

Detergentes da marca Ypê. Foto: reprodução

A Anvisa determinou o recolhimento de produtos lava-louças, sabão líquido para roupas e desinfetante da marca Ypê, em todos os lotes com numeração final 1. A medida também suspende a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso dos itens afetados. Os produtos foram fabricados pela Química Amparo, empresa responsável pela marca Ypê, na unidade localizada em Amparo, no interior de São Paulo.

A empresa, presidida pelo bolsonarista Waldir Beira Júnior, também já esteve envolvida em polêmicas públicas. Em 2022, doações feitas por integrantes da família Beira à campanha de Jair Bolsonaro (PL) somaram R$ 1 milhão, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Em 2025, a marca foi acusada de racismo após instalar em Salvador uma escultura de uma mão segurando um limpador multiuso. Na ocasião, a empresa afirmou que “repudia qualquer tipo de manifestação preconceituosa e racista” e disse que a peça fazia referência à Mãozinha, da Família Addams.

A decisão, segundo o Globo, foi tomada após uma avaliação técnica de risco sanitário feita pela Anvisa em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Waldir Beira Junior, presidente da Ypê. Foto: reprodução

Segundo a agência, a medida ocorreu depois de uma inspeção conjunta realizada na última semana com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) e a Vigilância Sanitária de Amparo. Durante a fiscalização, foram constatados descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo.

A Anvisa informou que os problemas envolvem falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade. As irregularidades comprometem requisitos essenciais de Boas Práticas de Fabricação de saneantes e indicam risco à segurança sanitária dos produtos.

De acordo com a agência, há possibilidade de contaminação microbiológica, ou seja, presença indesejada de microrganismos patogênicos nos itens. Por isso, a orientação é que consumidores que tenham produtos dos lotes afetados suspendam imediatamente o uso.

A Anvisa recomenda que os clientes entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Ypê para receber informações sobre o procedimento de recolhimento. A agência também determinou que vigilâncias sanitárias estaduais e municipais intensifiquem o monitoramento do mercado para evitar a circulação dos lotes envolvidos.

A íntegra da Resolução 1.834/2026, com a relação completa dos produtos e lotes, pode ser consultada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (7). Veja a lista de produtos afetados: 

  • Lava Louças Ypê Clear Care
  • Lava Louças com Enzimas Ativas Ypê
  • Lava Louças Ypê
  • Lava Louças Ypê Toque Suave
  • Lava-Louças Concentrado Ypê Green
  • Lava-Louças Ypê Clear
  • Lava-Louças Ypê Green
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Antibac
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Green
  • Lava Roupas Líquido Ypê Express
  • Lava Roupas Líquido Ypê Power Act
  • Lava Roupas Líquido Ypê Premium
  • Lava Roupas Tixan Maciez
  • Lava Roupas Tixan Primavera
  • Desinfetante Bak Ypê
  • Desinfetante de Uso Geral Atol
  • Desinfetante Perfumado Atol
  • Desinfetante Pinho Ypê
  • Lava Roupas Tixan Power Act

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/risco-de-contaminacao-anvisa-retira-produtos-da-ype-do-mercado-confira-a-lista/