
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, rebateu nesta segunda-feira (28) uma declaração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre investimentos federais na área da saúde. Em vídeo publicado nas redes sociais, Padilha contestou a afirmação de que um eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL) ampliaria os recursos destinados ao setor no estado.
Durante um ato de campanha, Tarcísio afirmou que Flávio Bolsonaro teria acompanhado a trajetória política do pai, Jair Bolsonaro, e estaria preparado para governar. O governador também disse esperar uma melhora na saúde paulista caso o senador assumisse a Presidência, alegando que o governo federal deixaria de enviar R$ 2,7 bilhões por ano ao estado.
“Flávio acompanhou muito, Jair Bolsonaro acompanhou muito o pai, entendeu muito como é que esse negócio funciona, está pronto para fazer a diferença. Quero ter certeza que a saúde vai melhorar, porque a gente vai receber mais recursos, porque o governo federal deixa de mandar para a gente 2,7 bilhões por ano”, afirmou Tarcísio.
Ministro cita aumento de repasses
Na resposta, Padilha afirmou que era necessário esclarecer as informações apresentadas pelo governador e divulgou dados sobre a participação do governo federal no financiamento da saúde paulista.
“O governo do presidente Lula aumentou em quase R$ 4 bilhões as transferências de recursos do Ministério da Saúde para o Estado de São Paulo”, afirmou o ministro. Segundo ele, o aumento representa mais de 30% de crescimento nos repasses.
Padilha também destacou ações federais no estado, como a ampliação do programa Mais Médicos, que, segundo ele, teria mais que dobrado o número de profissionais enviados para São Paulo.
O ministro citou ainda o envio de quase 700 novas modalidades de atendimento em saúde, 16 novos aceleradores lineares para tratamento de câncer e recursos para a construção de 407 serviços de saúde.
Crítica à família Bolsonaro
Durante o vídeo, Padilha também direcionou críticas à atuação da família Bolsonaro na área da saúde, especialmente durante a pandemia de Covid-19.
“A única coisa que a família Bolsonaro fez na saúde de São Paulo foi tentar boicotar e não permitir a produção de vacinas para a Covid-19 no meio da pandemia”, declarou.
A troca de acusações ocorre durante a campanha eleitoral e após Tarcísio declarar apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro. O governador paulista tem apresentado a experiência da gestão de Jair Bolsonaro como uma referência para a campanha do senador do PL.
Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/padilha-tarcisio-lula-saude-sao-paulo/

