Alexandre Kunz, o brasileiro que questionou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, em evento na Inglaterra, foi intimado pela Polícia Federal (PF) à prestar depoimento nesta terça-feira (2) de forma virtual.
Kunz afirmou que não sabe o motivo da intimação, e classificou o ato como “vergonhoso”.
“Vão me investigar por eu discordar do ministro Barroso?”, questionou.
Fui intimado pela PF!!
Qual animal eu perturbei ? 🐳🦑 Nem no Brasil eu moro. Vergonha pic.twitter.com/WBLumN974J
— Alexandre Kunz (@AlexandreKunz4) March 27, 2024
O brasileiro mora na Inglaterra há mais de dez anos e diz ter passaporte britânico.
Entenda o caso:
Durante uma palestra ocorrida em 2022, no Forum Brazil UK, promovida por estudantes das universidades Oxford e London School of Economics and Political Science, no Reino Unido, Luís Roberto Barroso falou sobre “desafios que enfrentou” na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Precisei lidar com a pandemia, oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta ao voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”, disse Barroso na ocasião.
Após as declarações, o magistrado foi confrontado por uma mulher que estava na plateia: “é mentira!”.
Alexandre Kunz, que também estava no evento questionou o ministro: “como vamos confiar nas urnas, se o cara que vai presidir foi o cara que soltou o maior ladrão?”, destacou o brasileiro sobre o ministro Edson Fachin, que viria a ser o substituto de Barroso como presidente do TSE.
Fachin foi o magistrado que anulou no STF as condenações do presidente Lula (PT), o que possibilitou a candidatura do petista nas eleições de 2022.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e01-brasil/brasileiro-que-questionou-barroso-na-inglaterra-vira-alvo-da-pf