Cláudio Castro defende anistia para acusados que não depredaram e diz que ‘é preciso despolitizar’ o 8/1: ‘Virou agenda eleitoral’

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse, em entrevista ao portal Metrópoles, que a anistia aos acusados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro “virou uma questão humanitária”.

“Eu acho que você tem que fazer uma separação: quem depredou, tem que responder por depredação; quem depredou pouco, tem que responder pouco; quem depredou muito, tem que responder muito. Agora, tem gente ali que a gente não consegue enxergar porque a pessoa está lá, só pelo livre direito de se manifestar”, afirmou.

Castro defendeu que é preciso “despolitizar” o 8 de Janeiro e disse que o tema virou assunto da “agenda eleitoral” de integrantes do governo federal para “manter, talvez, a militância”. 

“Lá no Rio, por exemplo, a gente tem cenas histórias de 2017 e 2018 de black blocs quebrando tudo e, nem por isso, as pessoas tomaram condenações dessas. A gente tem que saber fazer a diferença e despolitizar isso. Acho que esse governo federal que está aí não consegue sair da agenda eleitoral e usa um pouco a questão do 8 de Janeiro nessa agenda eleitoral para manter, talvez, militância”, declarou, na entrevista. 

Assista à entrevista completa:

Fonte: https://agendadopoder.com.br/claudio-castro-defende-anistia-para-acusados-que-nao-depredaram-e-diz-que-e-preciso-despolitizar-o-8-1-virou-agenda-eleitoral/