Lula se reúne com comandantes militares neste sábado (30) para discutir idade mínima de aposentadoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá neste sábado (30) com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas: general Tomás Paiva (Exército), almirante Marcos Olsen (Marinha) e brigadeiro Marcelo Damasceno (Força Aérea). O encontro ocorrerá às 14h no Palácio do Alvorada e não foi divulgado na agenda oficial do presidente.

A reunião é parte das discussões sobre a proposta de implementar uma idade mínima de 55 anos para que os militares possam se aposentar, uma das mudanças mais sensíveis nas regras que regem as Forças Armadas. Atualmente, a transição para a reserva é baseada no tempo de serviço, com os militares podendo se aposentar após 35 anos de atuação. A proposta do governo visa que todos os militares estejam adequados a essa nova regra até 2032, sendo necessário um “pedágio” para aqueles que estão próximos da aposentadoria.

Regra de transição deverá minimizar impacto na carreira militar

Técnicos do Ministério da Defesa e da equipe econômica estão trabalhando em uma regra de transição para minimizar o impacto no fluxo de carreira, que atualmente limita o tempo de permanência em cada posto e impede que oficiais mais novos liderem oficiais mais antigos. Além disso, generais que não são promovidos automaticamente vão para a reserva, uma situação que poderá ser alterada com a nova regra.

As mudanças nas Forças Armadas devem ser enviadas ao Congresso na próxima semana, embora ainda não esteja claro como essas alterações afetarão o tempo de serviço e a estrutura de comando. Há preocupações entre a cúpula militar de que a implementação apressada da idade mínima possa afetar a estabilidade institucional das Forças.

Com informações da CNN Brasil

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-se-reune-com-comandantes-militares-neste-sabado-30-para-discutir-idade-minima-de-aposentadoria/