Conhecido por sua postura controversa e conservadora, o deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB) está se envolvendo em uma nova treta. Ele quer acabar com as áreas VIP em eventos realizados em espaços públicos no estado do Rio de Janeiro, que recebam recursos do governo ou sejam beneficiados por renúncia fiscal.
Amorim apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa (Alerj) que proíbe a instalação das áreas destinadas a convidados especiais, como a que teve no show da cantora Lady Gaga, em Copacabana. Na justificativa do projeto, ele citou o show como exemplo de “’camarotização’ de eventos públicos”.
De acordo com o deputado, embora o evento tenha sido gratuito, foi montada uma área VIP com cerca de 7.200 convidados, que desfrutaram de um cardápio elaborado por um chef renomado. Para Amorim, essa prática representa um uso inadequado do dinheiro público, além de segregar a população em um espaço que deveria ser democrático.
“Os cidadãos cariocas assistem assustados ao fenômeno da ‘camarotização’ de eventos públicos. É inadmissível que, em eventos públicos em que o Estado haja custeado com recursos próprios a sua realização haja tamanho absurdo, em que áreas VIP são criadas para apadrinhados comerem, beberem e assistirem ao evento de local privilegiado, muitas vezes, à custa do erário”, afirmou Amorim na justificativa
O projeto prevê punição para quem descumprir a norma, classificando o ato como improbidade administrativa. O texto abre exceções para eventos autorizados pelo poder púbico que sejam realizados exclusivamente com recursos privados ou pela venda de ingressos, assim como para áreas de serviço necessárias à organização do show.
Antes de ser submetida ao plenária da Alerj, a proposta de Amorim vai passar pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ); Cultura; Esporte e Lazer; Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional; Economia, Indústria e Comércio; e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle para emissão de pareceres.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/rodrigo-amorim-quer-acabar-com-areas-vip-em-eventos-e-shows-como-o-da-lady-gaga/