O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou um recado ao Congresso Nacional nesta terça-feira (1º/7). Legislativo e Executivo passam por um momento tenso na relação depois de os parlamentares terem derrubado o decreto presidencial que alterava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e de o governo ter decidido judicializar o tema no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Disse ao [Rodrigo] Pacheco, ao [Arthur] Lira, ao [Davi] Alcolumbre, ao Hugo Motta: esse país pode ser do tamanho que a gente deseja, é só a gente determinar o tamanho que a gente quer que esse país seja. E para isso é preciso diminuir os privilégios”, discursou o petista.
5 imagensFechar modal.
1 de 5
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo2 de 5
Lula e Haddad durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo3 de 5
Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo4 de 5
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo5 de 5
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
A declaração foi feita durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, que contou com a presença do presidente e ministros do governo. Na ocasião, o petista anunciou R$ 516,2 bilhões para financiamento do setor agropecuário empresarial.
“Você vê o lobby, virou uma indústria de lobby. A gente queria taxar essas bets. Essa coisa que não [se] consegue mais ver televisão, que é tanta propaganda de bet. Quanto custa fazer essa bet? E o tamanho do lucro? E essas pessoas se rebelaram”, continuou Lula.
Leia também
-
Brasil
Oposição sobe tom após Lula acionar STF: “Declara guerra ao Congresso”
-
Brasil
Governo Lula lança Plano Safra com R$ 516 bi para financiamento
-
Mundo
Governo Lula reage a críticas da The Economist: “Moral indiscutível”
-
Igor Gadelha
O novo “não” de Lula a Alcolumbre
Acirramento da disputa entre Executivo e Legislativo
A derrubada do decreto do IOF, na primeira vez em 37 anos que o Congresso sustou um decreto presidencial, marcou uma nova fase da relação entre governo e Parlamento. Após uma primeira reação verbal, com Lula e ministros acusando o Congresso de tentar impedir a justiça social, o Planalto passou para a ação ao anunciar a apelação ao Supremo nesta terça, antes do discurso de Lula.
Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/lula-manda-recado-ao-congresso-e-preciso-diminuir-os-privilegios