A empresa Volvo Cars anunciou, nesta quarta-feira (4), que substituiu o seu objetivo de atingir, até 2030, uma linha totalmente elétrica e falou sobre metas de longo prazo.
Em nota, a companhia disse que agora pretende alcançar 90% a 100% de carros eletrificados em seu volume global de vendas até o ano mencionado. Segundo ela, a margem de 10% possibilita a venda de um número limitado de modelos híbridos leves, caso necessário.
A empresa justificou a decisão e explicou que foi motivada pelas mudanças nas condições de mercado e nas demandas dos clientes.
A Volvo afirmou ainda que mantém seu objetivo de “longo prazo” para se tornar uma empresa de carros totalmente elétricos.
Até o ano de 2025, a fabricante de automóveis espera alcançar 50% a 60% de produtos eletrificados e, muito antes do final desta década, informou que terá uma linha completa de carros totalmente elétricos disponíveis.
“Isso permitirá que a Volvo Cars faça a mudança para a eletrificação completa quando e conforme as condições de mercado forem adequadas.”, afirmou a empresa em comunicado.
A Volvo também afirmou que continua comprometida com a ambição de longo prazo de eletrificação total. Além disso, não se espera que a mudanças nas metas tenha impacto material nos seus planos de despesas de capital.
Maior emissão de CO2
Devido aos ajustes das metas de eletrificação, a empresa também informou que as suas metas para redução de CO2 caíram para 65% à 75% até 2030.
Anteriormente, a meta estabelecida pela companhia era de reduzir 75% de CO2 por carro em comparação com uma linha de base de 2018.
Além disso, até o ano de 2025, ao invés do plano de redução de 40%, a empresa pretende diminuir de 30 a 35% a emissão do gás carbônico.
No 1º semestre deste ano, houve uma queda de 25% nas emissões de CO2 por carro da Volvo em comparação a 2018.
Carros elétricos da Volvo
Durante o 2º trimestre de 2024, a participação da Volvo Cars em carros totalmente elétricos ficou em 26%.
Atualmente, a fabricante possui 5 modelos lançados de carros 100% elétricos e outros 5 modelos em desenvolvimento.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/volvo-desiste-de-linha-100-eletrica-ate-2030-e-menciona-longo-prazo/