A arquiteta Carolina Guaycuru, 41, falou à CNN sobre o estado de saúde do marido Angeli, 68. O cartunista foi diagnosticado com afasia, uma doença neurodegenerativa que afeta comunicação oral e escrita.
“Angeli está bem”, disse Guaycuru. “Ele tem uma condição neurológica, então esse bem tem que ser entendido de uma forma diferente. Ele tem agora uma maneira de viver, de se expressar, de entender a complexidade da vida que é outra, que é própria. E para nós, que somos os amigos e as pessoas que o amam, cabe encontrar os caminhos para que a maneira dele se encontre com a nossa.”
“Cabe [aos amigos e familiares] encontrar os instantes de felicidade e fazê-los perdurar para que essa nova vida seja a melhor possível. É uma vida nova, é uma vida diferente, mas a gente está buscando que essa vida seja uma vida muito feliz”, explicou.
Guaycuru conversou com a CNN sobre o evento “40 anos da Rê Bordosa – A Festa da Porraloca”, do qual participou da organização. O evento, realizado no Museu da Imagem do Som (MIS) neste sábado (30), é para comemorar os 40 anos da criação de uma das personagens mais conhecidas de Angeli.
O cartunista foi um dos mais importantes do país durante a década de 1980 e seu impacto na indústria gráfica ocorre até hoje. “Durante os 50 anos de carreira, o Angeli ilustrou o Brasil”, explicou Carolina Guaycuru. “A obra dele acompanhou as transformações política e culturais brasileiras.”
“Para ser além de um artista gráfico que alcançou a maestria, ele foi um dos maiores cronistas dos nossos tempos”, continuou. “Ele desenhou as entranhas do ser humano. Através da crítica, ele buscou mudança, buscou o soco no estômago, o incômodo e a contestação. E nada mais punk que isso. Eu acredito que a obra dele e o movimento de contracultura são totalmente indissociáveis.”
Além dos personagens marcantes que o cartunista criou para a revista Chiclete com Banana, Angeli também foi chargista do jornal Folha de São Paulo. Após 51 anos de carreira, ele anunciou sua aposentadora em abril de 2022. A decisão foi motivada pelo diagnóstico de afasia.
Anteriormente, Angeli chegou a abordar a dificuldade que encontrava para desenhar em seu relato nas gravações do filme “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” (2021). A animação baseada no personagem punk icônico de Angeli mostra tanto criador quanto criatura em uma aventura, enquanto o cartunista dá detalhes de sua vida pessoal.
40 Anos de Rê Bordosa – A Festa da Porraloca
Para comemorar os 40 anos de Rê Bordosa, os amigos de Angeli e a Fresh People organizaram o evento no MIS que terá grandes nomes dos quadrinhos, bares, produtos exclusivos para o evento, food trucks e shows de Mario Bortolotto e a banda Saco de Ratos, assim como de Fernanda D’Umbra com a Fábrica de Animais.
Outro ponto será a apresentação das atrizes Grace Gianoukas, Paula Cohen e Camila Turim, que interpretarão Rê Bordosa em uma performance dirigida por Hugo Possolo.
Serviço
Data: 30 de novembro.
Horário: das 16h às 21h.
Valores: R$60 (inteira) e R$30 (meia).
Vendas: disponível na bilheteria e online.
Local: MIS Experience.
Endereço: Rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca.
Mais informações: aqui.
O que é afasia, condição que afeta Bruce Willis e Wendy Williams
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/esposa-de-angeli-atualiza-quadro-de-saude-do-cartunista-ele-esta-bem/