Bate-papo com a Defesa Civil debate como as mulheres transformam a gestão de riscos e desastres

Data de publicação: 01 de Abril de 2024, 15:59h, Atualizado em: 01 de Abril de 2024, 16:05h

Como as mulheres estão transformando a gestão de riscos e desastres. Esse foi tema da 22ª edição do bate-papo com a Defesa Civil, evento on-line promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, realizado uma vez por mês, com transmissão pelo canal do YouTube.

Durante o evento, as convidadas debateram sobre as experiências de campo, ciência, articulação institucional, promoção do engajamento da inclusão e empoderamento das mulheres na gestão de riscos e desastres.

A diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil Nacional (Sedec), Karine Lopes, foi a mediadora da conversa. “Durante todo o mês de março, tivemos várias ações de reconhecimento da luta das mulheres contra as desigualdades. É muito importante reconhecer os avanços que tivemos, mas também estarmos alertas para os desafios que ainda são enormes”.

A diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, Regina Alvalá, falou sobre diversas pesquisas e também sobre o impacto desproporcional das mudanças climáticas sobre as mulheres. “Com o impacto das mudanças climáticas, a tensão tem sido bastante impulsionada pelas instituições que trabalham com desastres, redução de riscos de desastres, nos mais amplos eixos que permeiam essa temática, focando em estudos, análises e ações que foquem o papel das mulheres e como as políticas públicas precisam ser pensadas, de tal forma que ações sejam priorizadas para este nicho da sociedade, que cada vez mais pode ser impactado por eventos extremos, que tem sido cada vez mais frequentes e intensos”.

‌Os participantes destacaram ainda a importância da capacitação e o engajamento de mulheres de diferentes camadas sociais frente aos desastres, na gestão destes desastres e promoção da sustentabilidade ambiental.

Fonte: https://brasil61.com/n/bate-papo-com-a-defesa-civil-debate-como-as-mulheres-transformam-a-gestao-de-riscos-e-desastres-pmdr242477