Após um mês de obras, demolição do Edifício São Pedro avança 17%

EDIFÍCIO SÃO PEDRO

A estimativa para a conclusão da obra é de três meses

5 de abril de 2024

Portal GCMAIS

Depois de um mês de obras no Edifício São Pedro, a demolição do prédio atingiu 17% de progresso. A expectativa é de que o processo, iniciado em 5 de março, já esteja concluído em junho deste ano.

Após um mês de obras, demolição do Edifício São Pedro avança 17%

Foto: José Wagner / Governo do Ceará

O secretário municipal de infraestrutura, Samuel Dias, informa que no momento os trabalhos das equipes se concentram na parte superior do prédio. A projeção é que a demolição ganhe velocidade assim que avançarem para o quarto pavimento da estrutura, pois o local já permite o uso do maquinário pesado.

Estando à frente da demolição do São Pedro, Samuel Dias comenta que, atualmente, a maior parte das ações no prédio são manuais, visto que as máquinas ainda não podem ser usadas. “É necessário utilizar um guindaste para erguer um equipamento mais leve, o que torna o trabalho mais difícil” explica o secretário.

Agora, já é possível ver a maioria das janelas do São Pedro abertas e quebradas. O monte de areia, posto do lado do prédio para facilitar o acesso das maquinas aos andares mais baixos, também cresceu no decorrer da obra. Contudo, apesar das mudanças, o progresso da demolição ainda não é muito aparente.

Quem trabalha na região descreve a situação como tranquila. “Vem muita poeira pra cá, mas o barulho não atrapalha tanto e também não atrapalhou nosso fluxo de clientes”, relata Silvana Cavalcante, de 28 anos, que trabalha em uma pousada do lado do edifício.

Demolição do Edifício São Pedro

Conforme divulgado no início da demolição, será investido cerca de R$ 1,7 milhão na obra. A gestão municipal deve buscar o ressarcimento dos custos da intervenção com os proprietários do prédio.

A decisão de demolir o prédio histórico foi comunicada pelo prefeito José Sarto no dia 4 de março, sob a justificativa de que o local se encontra em estado precário e em iminente risco de desabamento. O projeto de derrubada prevê o uso de máquinas pesadas, com uma estimativa de conclusão em aproximadamente 90 dias. A previsão de conclusão foi tomada com base em obras similares já realizadas, segundo o secretário de Infraestrutura.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Julgamento sobre cassação de Sergio Moro é adiado mais uma vez e será retomado na próxima segunda-feira (8)

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2024/04/05/apos-um-mes-de-obras-demolicao-do-edificio-sao-pedro-avanca-17/