Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.
A 11ª edição do Festival Goiamum Audiovisual foi aberta na noite desta segunda-feira 7, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com lotação do público e exibição do filme inédito “Criaturas da Mente”, de Marcelo Gomes. O evento segue até o sábado 12, com exibições, oficinas e debates.
A cerimônia teve início com uma homenagem ao cineasta potiguar Augusto Lula, falecido recentemente. A obra do diretor foi lembrada com a exibição do curta “Augusto em Transe”, dirigido por Mário Ivo e Carito Cavalcanti. Augusto Lula é autor de produções como “Ribeira Velha de Guerra” (1993), “O País Dix-sept, poço. festim. mosaico”, “Arredia e Tão Só”, “O Huno da Nova Espécie” e “κοιμητήριον: Lugar do Sono Eterno”.
Após o tributo, foi exibido o longa “Criaturas da Mente”, com presença do neurocientista Sidarta Ribeiro, que protagoniza o filme. Em seguida, ele participou de um debate com o público, mediado pelo crítico de cinema Vitor Búrigo.
“Esse filme tem uma densidade muito alta de ideias e também de emoções. Ele é uma experiência, uma vivência. Não é simplesmente um argumento, um discurso… É, também, uma experiência onírica, tem muita correspondência entre forma e conteúdo. E, para mim, foi lindo! Meus filhos e minha companheira estão no filme, e me emociono de ver as pessoas com quem compartilhei isso… Toda a equipe. Além da reflexão que o Marcelo faz, que ele vai se dando conta de que ele sempre esteve em contato com ‘as criaturas da mente’, só não estava dando esse nome à elas e, isso, para mim, também é emocionante”, disse Sidarta.
A programação continua até sábado, com atividades como mostras competitivas de curtas e longas, oficinas, rodas de conversa e debates. O encerramento contará com cerimônia de premiação, sessão especial do filme “Macaléia” e show de Jards Macalé.
O festival é realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo, Governo do Estado, Secretaria de Cultura, Fundação José Augusto, Prefeitura de Natal, Ministério da Cultura, entre outros parceiros. A produção é da Casa de Produção, Bobox Produções e Nuvem Film House, em parceria com UFRN, PROEX, DECOM e Utopia Filmes.
Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/festival-goiamum-lota-auditorio-da-ufrn-com-homenagem-a-cineasta-potiguar/