A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza passará por uma reestruturação, que inclui a reabertura de 274 leitos hospitalares até o final de 2025, conforme anúncio feito nesta sexta-feira (4). O anúncio foi feito em evento na capital cearense com participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além do governador Elmano de Freitas, o prefeito Evandro Leitão e o ministro da Educação, Camilo Santana.
Evandro destaca que, até o início de agosto, serão entregues 100 leitos e, depois de dois meses, mais 100. Até o final de dezembro, outros 74 serão disponibilizados na Santa Casa, de modo a fortalecer o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital cearense.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda destacou a chegada de um novo equipamento de radioterapia, que começará a funcionar já no dia 10 de julho, reforçando o tratamento do câncer na instituição.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além da Santa Casa, a reestruturação da rede municipal inclui investimentos nos hospitais Frotinhas e Gonzaguinhas, que devem ampliar em cerca de 1.900 cirurgias por mês a capacidade de atendimento em Fortaleza. O prefeito Evandro Leitão afirmou que “os Gonzaguinhas e os Frotinhas estão vindo mais recursos, assim como as Policlínicas. Estão vindo mais recursos para que a gente possa fazer parte desse fortalecimento. Mais cirurgias, mais exames, mais consultas.”
No Hospital Nossa Senhora da Conceição, que está em reforma, a primeira etapa será entregue em outubro, com a ampliação dos leitos de maternidade e obstetrícia, passando dos atuais 66 para 144 leitos até o final do ano.
Investimentos na saúde do Ceará
O Ceará receberá um investimento no valor de R$ 362 milhões, direcionados para a área da saúde, conforme anunciado nesta sexta. O montante será destinado à reestruturação de hospitais, ampliação de leitos e aumento da capacidade de cirurgias e atendimentos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Alexandre Padilha, na ocasião, destacou a importância da união entre as esferas de governo para transformar a saúde local: “A mensagem mais importante é essa parceria, a união, Governo Federal do presidente Lula, governador Elmano, prefeito Evandro, para a gente transformar ainda mais a saúde de Fortaleza.”
O governador Elmano de Freitas, por sua vez, ressaltou que grande parte dos recursos é destinada ao custeio permanente, garantindo a ampliação e a manutenção dos serviços. “Quando nós unificamos a regulação do Estado com a Prefeitura, significa que aquele cidadão que está em uma fila, que passa a ser única. Onde tiver o leito, onde tiver a possibilidade da sua cirurgia ser feita, não vai interessar se o hospital é do Estado ou da Prefeitura. Ele vai ser colocado para ser atendido onde tem a possibilidade dele ser atendido.” Essa medida, segundo ele, visa dar maior celeridade e eficiência no atendimento.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Além de Fortaleza, o investimento contempla a interiorização da saúde com obras e melhorias em hospitais de Sobral, Itapipoca, Acaraú e Crateús, ampliando o acesso a serviços de alta e média complexidade. O governador também destacou a implantação de serviços de oncologia em várias regiões.
Padilha anunciou uma iniciativa nacional chamada “Agora Tem Especialistas”, que permite que hospitais privados e filantrópicos com dívidas com a União possam trocá-las por mais cirurgias e exames, ampliando o atendimento no SUS. Segundo ele, “é o maior mutirão nacional já feito na história do SUS, nunca foi feito em quarenta e cinco hospitais universitários em todo o país e o mais amplo também.”
Leia também | Não para, não para, não para: Chagas Vieira diz que slogan pegou “porque é algo real”
Ver essa foto no Instagram
Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/07/04/fortaleza-santa-casa-de-misericordia-ganhara-274-leitos-entregues-ate-o-fim-de-2025/