Presos de Parnamirim fazem curso de produção de pães, doces e salgados e recebem certificado

Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.

Vinte internos da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) concluíram os cursos de confeitaria, panificação e produção de salgados oferecidos pelo SENAI, por meio da unidade móvel equipada com cozinha industrial. Com mais de 360 horas-aula e certificados em mãos, os participantes ganham novas oportunidades de reintegração e inserção no mercado de trabalho.

Segundo a instrutora Bárbara Severiano, os cursos incluíram disciplinas como segurança alimentar, boas práticas de fabricação, precificação, organização de produção e operação de equipamentos. Os internos aprenderam a fazer doces gourmet, trufas, bolos decorados, salgados e sobremesas geladas. “Eles estão habilitados a atuar como autônomos ou em confeitarias, padarias e delicatessens”, afirmou.

A formação segue o mesmo padrão dos cursos oferecidos ao público externo. “Não tivemos nenhum problema em sala de aula. É gratificante contribuir com a formação profissional dessas pessoas e proporcionar uma nova chance por meio da educação”, disse Bárbara.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

Os internos aprenderam a fazer doces gourmet, trufas, bolos decorados, salgados e sobremesas geladas. | Foto: SEAP-RN

De acordo com o diretor da unidade, Zemilton Pinheiro, novas turmas serão formadas nos próximos dias para os cursos de pintor de obras e mecânico de refrigeração, também ministrados pelo SENAI. “São internos com bom comportamento, escolaridade compatível e próximos de progredir ao regime semiaberto”, explicou.

InteRio Grande do Norteos da PEP concluem cursos do SENAI e se preparam para voltar ao mercado de trabalho (1)
A formação segue o mesmo padrão dos cursos oferecidos ao público externo. | Foto: SEAP-RN

A capacitação integra o programa Rede Trabalho Decente no Sistema Prisional, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e do SENAI, que prevê a qualificação de 1.325 pessoas privadas de liberdade no Rio Grande do Norte. A segurança e o controle das atividades são realizados pela Polícia Penal.

Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/presos-de-parnamirim-fazem-curso-de-producao-de-paes-doces-e-salgados-e-recebem-certificado/