Unidade socioeducativa feminina recebe oficinas de artes da UFRN

Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.

Adolescentes do Casef Padre João Maria, unidade feminina de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN), participaram da oficina Desenvolvimento de Habilidades e Competências Socioemocionais Por Meio da Arte e da Cultura.

Durante a atividade, elas criaram telas inspiradas em tatuagens da mãe, capas de livros, personagens de histórias em quadrinhos e uma aula anterior semelhante.

A oficina integra o projeto “Aprendizagens para o Mundo do Trabalho: Pontes entre Educação e Profissionalização no Sistema Socioeducativo”, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Governo do Estado.

Segundo a professora Renata Thome, do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação da UFRN, a expectativa é que, ao final do projeto, as adolescentes possam atuar com serigrafia, stencil, produção de murais e grafite.

“Trabalhamos com a ideia de que todo mundo é capaz de desenhar e pintar, que é uma questão de expressividade. Trouxemos muitas referências de desenhos ditos ‘feios’. Começamos só com caneta esferográfica e folha de ofício comum. Trabalhamos surrealismo, criaturas esquisitas. No segundo dia, inserimos cor, com giz de cera e lápis de cor. E delas surgiu a vontade de trabalhar telas e tintas”, explicou.

As oficinas envolveram tintas acrílica, aquarela e guache, com noções de proporção e colorismo. Além disso, foram desenvolvidos jogo lúdico, desenho coletivo, criação de personagens e apresentação de zines sobre o projeto e tatuagens.

“O resultados superam todas as expectativas em tudo que imaginávamos. Há envolvimento, estão sempre colaborativas e trazendo referências do mundo da leitura. É muito bom estar podendo fazer as oficinas em uma biblioteca”, disse Renata.

O projeto é parte do programa de desenvolvimento de ações integradas para qualificação de pessoas privadas de liberdade, com apoio do Termo de Cooperação Técnica assinado com o Ministério Público do Trabalho, o Tribunal de Justiça do Estado, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e o Ministério Público Estadual.

Coordenado pela professora Cláudia Kranz, da UFRN, o projeto envolve estudantes e professores dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Artes Visuais e Educação Física. As ações educativas têm o objetivo de contribuir com a profissionalização de adolescentes e jovens em privação e restrição de liberdade.

Além do Casef, participam as unidades Case Pitimbu, Casep Metropolitano, Casemi Santa Catarina e Casemi Nazaré. A estimativa é atender cerca de 70 socioeducandos.

Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn

Fonte: https://agorarn.com.br/rn/unidade-socioeducativa-feminina-recebe-oficinas-de-artes-da-ufrn/