Belém celebra São Bento com programação religiosa e produtos monásticos

A Arquidiocese de Belém realiza, entre os dias 8 e 11 de julho, a festividade de São Bento no Mosteiro de São Bento, localizado na capela do Colégio Santo Antônio, no centro da cidade. A programação marca também a comemoração de um ano e meio da presença dos monges beneditinos na capital paraense — atualmente, a única cidade da Amazônia com um mosteiro da Ordem Beneditina.

Reconhecido pela medalha que leva seu nome, considerada pela Igreja Católica um sacramental contra o mal, São Bento de Núrsia é considerado o patriarca do monaquismo ocidental. Sua regra de vida inspirou gerações com o lema “ora et labora” (reza e trabalha), sendo uma das grandes influências da formação religiosa e cultural do Ocidente.

“A Regra de São Bento estruturou escolas, universidades e uma visão integrada de fé, disciplina e trabalho. Sua espiritualidade continua viva”, explica o prior do Mosteiro de Belém, Dom Leão Magno.


Programação litúrgica e espiritual

De 8 a 10 de julho, haverá Tríduo de São Bento, com missas sempre às 19h:

  • 8/7 (segunda): Missa com cônego Ronaldo Menezes
  • 9/7 (terça): Missa com cônego Roberto Cavalli
  • 10/7 (quarta): Missa com Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo coadjutor de Belém

No dia 11 de julho, dia de São Bento, serão celebradas duas missas:

  • 10h: Missa com Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém
  • 19h: Missa com Dom Abade Matias, abade emérito do Mosteiro de São Bento de São Paulo

As celebrações contam com canto gregoriano, uma das marcas da espiritualidade beneditina, e são abertas ao público. Após as missas, haverá feirinha com comidas e arte sacra produzidas pelos monges.

Mosteiro na Amazônia: tradição e produção local

Os beneditinos chegaram a Belém em dezembro de 2023, marcando a fundação da primeira comunidade da ordem na região amazônica. O dia a dia dos monges é marcado pelo Ofício Divino rezado sete vezes ao dia, além de tempo dedicado ao estudo, ao trabalho manual e à acolhida espiritual de visitantes e peregrinos.

Os religiosos produzem terços, imagens sacras, paramentos litúrgicos, bordados e uma variedade de produtos alimentícios, como bolos, geleias, tortas e o tradicional bricelet, um biscoito suíço que chegou ao Brasil por meio de freiras beneditinas.

“Por meio desses trabalhos, os monges mantêm a comunidade e seguem o que São Bento nos ensinou: unir oração e labor como forma de santificação”, explica Dom Leão.

O Mosteiro também conta com oblatas e oblatos, leigos comprometidos com a espiritualidade beneditina em sua vida cotidiana, mesmo fora da vida monástica.


Serviço

📍 Local: Capela do Colégio Santo Antônio – Praça Dom Macedo Costa, ao lado do Hospital Ordem Terceira, centro de Belém
📅 Data: 8 a 11 de julho
🕖 Horários: Missas às 19h (dias 8 a 10) e às 10h e 19h no dia 11
🔒 Segurança: Apoio da Polícia Militar
🎁 Após as missas: Venda de comidas e artigos religiosos produzidos pelos monges

Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/belem-celebra-sao-bento-com-programacao-religiosa-e-produtos-monasticos/