Manaus (AM) – Centenas de mototaxistas se reuniram nesta terça-feira (10) em um posto de combustível da avenida Nathan Xavier, na Zona Norte de Manaus, para protestar contra um projeto de lei que penaliza o serviço clandestino de transporte na capital amazonense.
Após se reunirem, os protestantes seguiram a frente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para cobrar o autor da proposta, o vereador Rodinei Ramos (Avante).
A proposta altera a Lei nº 3.379/2024, que regulamenta o serviço de mototáxi em Manaus, e tem como foco principal estabelecer penalidades para condutores não credenciados (serviço clandestino) e empresas que prestam serviços de apoio aos mototaxistas, como plataformas digitais (Uber e 99 Pop).
Em coletiva de imprensa na última sexta-feira (6), o parlamentar afirmou que o objetivo do projeto é “garantir segurança jurídica aos trabalhadores e usuários, além de preencher lacunas deixadas pela legislação anterior”, mas a categoria não se conformou com a justificativa do vereador e pede que a proposta não avance na Casa legislativa.
Mototaxistas protestam em Manaus contra PL que proíbe serviço na capital pic.twitter.com/68kXW8T2VV
— Portal Em Tempo (@portalemtempo) June 10, 2025
Rebateu
Na segunda-feira (9), Rodinei defendeu a regulamentação do mototáxi e rebateu críticas ao seu PL. O vereador afirmou que o foco é “proteger” os trabalhadores, não as plataformas digitais, que, segundo ele, causam prejuízos à categoria.
Leia mais:
Mototaxistas e taxistas de Manaus receberão “Kit Pneus”
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Fonte: https://emtempo.com.br/407607/amazonas/mototaxistas-protestam-em-manaus-contra-pl-que-proibe-servico-na-capital/