Novo Terminal de Outeiro consolida Belém como destino turístico

Belém e Pará O novo Terminal Portuário de Outeiro será um dos grandes legados deixados para a cidade de Belém. Com cerca de 710 metros de extensão, além de área de receptivo para grandes navios com infraestrutura de apoio aos passageiros, como pontos de embarque e desembarque e atendimento aos passageiros. A Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), ligada à Casa Civil da Presidência da República, informa que a construção de um novo píer vai atender as operações previstas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, além de consolidar Belém como destino para o turismo marítimo e a logística regional.

Além de atender à demanda temporária gerada pela conferência climática, a estrutura foi planejada com visão de médio e longo prazo. A expectativa é de que o novo terminal passe a integrar rotas regulares de turismo marítimo, impulsionando os setores de hotelaria, gastronomia, transporte e comércio local.

Com mais de R$ 181 milhões em investimentos, o novo espaço está sendo totalmente requalificado para receber dois navios de cruzeiro que vão funcionar como hotéis flutuantes para a delegação da conferência. A chegada dessas embarcações vai representar um reforço expressivo na capacidade de hospedagem da capital paraense: serão 6 mil novas vagas. Belém se prepara para receber mais de 50 mil participantes durante a conferência.

“O Porto de Outeiro vai ajudar a transformar a região e acrescentar um grande potencial turístico ao porto que hoje funciona somente para cargas. Com isso, não somente o entorno do Porto, como também toda a cidade e a própria região Norte contarão com mais esse ponto para os roteiros de cruzeiros”, afirma o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia.

A intervenção em Outeiro começou no dia 17 de abril e deve ser concluída até 14 de outubro, antes do início oficial do evento. Além de intensificar a preparação para a COP30, as obras vêm abrindo oportunidades de trabalho para a região. São cerca de 450 novos empregos gerados, sendo a maior parte da mão de obra da população local.

Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/novo-terminal-de-outeiro-consolida-belem-como-destino-turistico/