Belém – Belém avança rapidamente na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro de 2025. Com o objetivo de deixar a cidade pronta para sediar o evento, a primeira COP realizada no Brasil e já chamada de “COP da Amazônia”, o Governo do Pará tem intensificado os investimentos em mobilidade urbana, priorizando obras que deixarão uma infraestrutura duradoura para os mais de 1,3 milhão de habitantes da capital.
![](https://uploads.diariodopara.com.br/2025/01/D710i77J-up_ag_63663_de7e5751-60e9-b881-52f9-b156ef9c157d-1024x683.webp)
Cerca de 30 obras estruturantes estão em andamento para modernizar Belém, visando o maior evento global sobre os impactos das mudanças climáticas. Apenas em 2024, a cidade recebeu R$ 4 bilhões em investimentos, provenientes do Tesouro Estadual, da Binacional Itaipu e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em dezembro, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) iniciou a requalificação e modernização da Avenida Duque de Caxias, uma das principais vias de Belém. Localizada em um ponto estratégico de mobilidade, a avenida conecta o centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Belém, ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, e ao Parque da Cidade, além de ser fundamental para o escoamento do tráfego em direção às saídas da capital.
Outras sete vias importantes estão no cronograma de requalificação:
- Avenida Dr. Freitas
- Avenida Júlio César
- Rua Belém
- Rua Municipalidade
- Avenida Senador Lemos
- Avenida Visconde de Souza Franco
- Avenida Almirante Tamandaré
“Essas obras fazem parte dos legados da COP 30 e têm como objetivo melhorar o controle, a gestão de informações e a segurança dos motoristas, ciclistas e pedestres. A modernização dessas vias atenderá às necessidades de mobilidade e lazer da população de Belém”, afirma Ruy Cabral, secretário de Estado de Obras Públicas.
![](https://uploads.diariodopara.com.br/2025/01/nTopGvd9-up_ag_63663_17530bc1-05e3-6dc3-03c1-a1b780758373-1024x682.webp)
Entre as inovações nas vias requalificadas estão sistemas de controle de tráfego, monitoramento por vídeo, faixas inteligentes com iluminação em LED, 10 novas paradas de ônibus com totens informativos, Wi-Fi gratuito, ampliação de calçadas, implantação de ciclovias e equipamentos de inteligência para gestão de tráfego. Essas melhorias visam aumentar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança e conforto para todos os usuários.
“As faixas iluminadas, com sensores de presença, ativam luzes para tornar a travessia mais segura. As ciclovias oferecerão mais conforto aos usuários, e os novos semáforos AP otimizam o fluxo de veículos com temporizadores ajustáveis, proporcionando uma gestão mais eficiente do tráfego”, explica a arquiteta Naira Carvalho, autora do projeto.
Todas as oito obras serão concluídas até a COP 30, totalizando a requalificação de quase 25 quilômetros de ruas e avenidas.
Além disso, outras iniciativas de mobilidade estão em andamento, como a conclusão do BRT Metropolitano na Rodovia BR-316. Com veículos a diesel modelo Euro 6 e modelos elétricos, o sistema reduzirá significativamente a emissão de carbono, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.
Dois viadutos em construção em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, e dois outros na entrada da capital, sendo um deles inaugurado em 24 de dezembro, serão entregues até a COP 30, melhorando a mobilidade na região durante o evento.
A ampliação da Rua da Marinha, localizada no “Polígono da COP”, passará de duas para seis faixas de rolamento, beneficiando seis bairros e melhorando a segurança e o fluxo de tráfego.
Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/r-4-bilhoes-em-obras-transformam-belem-para-a-cop-30/