Reconhecimento facial chega a Manaus para reforçar segurança e capturar foragidos

Divulgação

O governador Wilson Lima lança nesta segunda-feira (16) uma nova fase do sistema Paredão que começa a usar câmeras de reconhecimento facial em Manaus. A tecnologia identifica pessoas e facilita a captura de foragidos, ao verificar ordens judiciais em aberto em tempo real.

Essa iniciativa faz parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, criado pelo governador para aumentar a segurança no estado.

Além disso, o sistema começa a integrar câmeras de segurança de comércios, shoppings e condomínios, por meio de parcerias com a iniciativa privada, ampliando o monitoramento da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O que é o sistema de reconhecimento facial?

O sistema de reconhecimento facial utiliza câmeras inteligentes que capturam imagens em tempo real e comparam os rostos registrados com bancos de dados da segurança pública.

Quando o sistema identifica alguém com mandado de prisão ou ordem judicial em aberto, ele alerta imediatamente as autoridades para que possam agir rápido.

Além de ajudar na captura de foragidos, a tecnologia também aumenta o monitoramento em áreas públicas e privadas, como comércios, shoppings e condomínios, graças à integração com câmeras da iniciativa privada. Isso amplia o alcance da segurança e contribui para a redução da criminalidade em Manaus.

Leia mais

Mais de mil agentes vão reforçar segurança no Festival de Parintins 2025

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Fonte: https://emtempo.com.br/408949/amazonas/reconhecimento-facial-chega-a-manaus-para-reforcar-seguranca-e-capturar-foragidos/