Foto: Divulgação
O lendário baiano Edil Pacheco sobe ao palco do Cine-Teatro Denoy de Oliveira para uma noite de pura raiz
O sambista Edil Pacheco, um dos grandes nomes da música brasileira, desembarca em São Paulo para dar início ao segundo bloco do “Noitada de Samba da UMES”, nesta terça-feira (08), às 20h. O evento levará o público em uma viagem pelos clássicos do samba e pela trajetória de um artista que ajudou a moldar a cultura popular baiana.
Nascido em Maragogipe (BA), Edil Pacheco descobriu o samba ainda criança, em rodas sem instrumentos de corda — até que um violão “caído do céu” aos 15 anos mudou seu destino. Autodidata, aprendeu a tocar sozinho e logo se tornou herdeiro de uma geração que inclui mitos como Riachão, Batatinha e Ederaldo Gentil.
Compositor de pérolas como “Ijexá” (gravada por Clara Nunes) e “De Amor é Bom”, Pacheco coleciona parcerias com gigantes como Paulo César Pinheiro, Luiz Melodia e Gilberto Gil. Há mais de 50 anos, é o organizador do Dia Nacional do Samba em Salvador, evento que consagrou 2 de dezembro como data oficial do gênero.
Na terça-feira, o público paulistano vai conferir ao vivo o repertório que atravessa gerações, marcado pelos ritmos do Recôncavo e letras que celebram a resistência do samba. “A Bahia tá muito viva”, adianta o artista, que completa 80 anos em 2024 com a mesma energia de quem começou nas rodas de rua.
NOITADA DE SAMBA
Organizado pelo CPC-UMES, o projeto revive as célebres noites do Teatro Opinião (RJ) dos anos 1970. Os convidados serão acompanhados pelos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas), João Poleto (sopro), Koka Peireira (percussão), Maik Oliveira (bandolim), Pedro Pita (percussão) e Rafael Toledo (percussão).
SERVIÇO
Data: 24/06/2025
Horário: 20h
Local: Cine-Teatro Denoy de Oliveira (Bela Vista, São Paulo)
Entrada gratuita (retirada 1h antes ou reserva pelo (11) 3289-7452)
Fonte: https://horadopovo.com.br/edil-pacheco-celebra-a-bahia-no-noitada-de-samba-da-umes-nesta-terca-8/