Fotos: CCOM –
O objetivo é, a partir desses dados, produzir análises qualificadas, desenvolver pesquisas e propor estratégias mais eficazes de gestão e enfrentamento à violência
Segundo a coordenadora do Observatório da Mulher Piauiense, Maria Clara Silveira, a reunião visa fortalecer a gestão e o monitoramento das políticas públicas voltadas às mulheres. “Queríamos entender de que forma o sistema UNA organiza as informações das mulheres atendidas na Casa da Mulher Brasileira e como podemos, a partir desses dados, produzir análises qualificadas, desenvolver pesquisas e propor estratégias mais eficazes de gestão e enfrentamento à violência”, explicou a gestora.
O observatório é uma iniciativa estratégica da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) voltada à produção e difusão de dados sensíveis ao gênero realizado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI). A plataforma reúne indicadores sociais, econômicos e de violência para subsidiar ações governamentais voltadas à igualdade de gênero, ao combate à violência e à promoção dos direitos das mulheres em todo o estado.
Além de contribuir para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências, o observatório fortalece a transparência e a articulação com gestoras municipais, instituições públicas e sociedade civil. A ação busca tornar o poder público mais sensível às realidades vividas pelas mulheres piauienses e mais eficaz na resposta as suas demandas.