Quase oito em cada dez (78%) das empresas brasileiras pretendem aumentar investimentos em inteligência artificial até o fim do ano de 2025, especialmente em soluções que utilizam código aberto (em 50% das respostas). Segundo o estudo da IBM com 2,4 mil decisores de TI em todo o mundo, conduzido pela Morning Consult em colaboração com a Lopez Research, 95% dos entrevistados do Brasil relatam progresso na execução de estratégias de IA em 2024, com quase metade (48%) já observando ROI positivo de investimentos.
Apenas 1% dos entrevistados brasileiros planejam diminuir gastos com a tecnologia emergente. A pesquisa foi conduzida de forma online entre outubro e novembro de 2024 com executivos nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Índia, Cingapura, Indonésia e Coreia do Sul.
Os dados indicam que o uso de ferramentas de código aberto para soluções de IA pode estar relacionado a uma maior viabilidade financeira: 51% das pesquisadas no mundo utilizam ferramentas de código aberto. Elas relatam ROI positivo, em comparação com 41% das que não utilizam. Entre as que não utilizam código aberto, duas em cada cinco (40%) dizem que planejam usar código aberto para implementação de IA em 2025.
Veja também: EY inaugura centro tecnológico no Porto Digital de Recife
“Quando fazemos um panorama da IA sendo aplicada nas empresas, fica evidente que um caso de uso bem determinado, estrategicamente traçado, é um dos principais fatores de sucesso para retorno do investimento”, diz em comunicado Marcelo Flores, gerente geral de IBM Consulting Brasil. “A pesquisa (…) mostra que as companhias brasileiras começam a reconhecer o valor de definir casos de uso específicos e otimizar projetos, aproveitando estratégias de nuvem híbrida e código aberto para (…) gerar retornos financeiros.”
Globalmente, o estudo indica que 62% dos entrevistados planejam aumentar investimentos, com quase dois quintos (39%) estimando gastos entre 25% e 50% maiores.
Gastos e usos
Segundo o estudo da IBM, as empresas brasileiras estão se concentrando em áreas específicas para alocar investimentos em IA, especialmente em operações de TI (principal área de foco para 78% dos entrevistados), gestão de qualidade de dados (49%) e inovação de produtos e serviços (48%).
Quando questionados sobre mudanças em 2025, os pesquisados identificaram o uso de serviços de nuvem gerenciados (58%), contratação de talentos (51%) e utilização de código aberto (50%) como formas de otimizar investimentos em IA.
O estudo completo pode ser lido no site da IBM (em inglês, formato PDF).
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/ibm-investimentos-ia-brasil/