Fim da greve de ônibus em Teresina: motoristas e cobradores aceitam reajuste de 6%

Foto: Reprodução –

Transporte público de Teresina retorna normalmente às ruas a partir desta quinta-feira (15)

Motoristas e cobradores encerram greve e transporte público retorna nesta quinta-feira (15) em Teresina

Após três dias de greve, os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina decidiram retomar as atividades nesta quinta-feira (15). A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), onde a categoria aprovou a proposta acordada durante audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Com o fim da greve, cerca de 281 ônibus voltam a circular pelas ruas da capital piauiense a partir desta quinta-feira (15).

A audiência decisiva aconteceu na tarde da quarta-feira (14), no gabinete da desembargadora Liana Ferraz, que conduziu as negociações entre o Sintetro e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). O acordo firmado prevê um reajuste linear de 6% nos salários, além de R$ 650 em vale-alimentação e R$ 125 de auxílio-saúde.

O presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, afirmou que a proposta foi aprovada pelos trabalhadores e que o sindicato formalizaria o fim da paralisação junto ao TRT. “Estamos indo assinar a convenção coletiva”, declarou.

A desembargadora Liana Ferraz destacou que houve avanços significativos nas cláusulas econômicas durante a mediação e que o entendimento foi alcançado com base no bom senso. Ela também informou que os dias parados não serão descontados, pois haverá compensação através do trabalho em feriados, prática comum em situações de greve.

Durante as negociações, o Setut chegou a propor um reajuste de 5,35%, com base no IPCA, e solicitou que a greve fosse considerada ilegal. Entretanto, a aceitação da proposta mais favorável por parte dos trabalhadores encerrou o impasse.

Com o retorno das atividades, o transporte coletivo volta à normalidade, trazendo alívio à população de Teresina, que enfrentou transtornos com a suspensão do serviço.

Com informações do Portal O Dia