MOAV vai ao MP contra Nova Operadora após ViagensPromo

Divulgação

Deputada Solange Freitas entre agentes de viagens e integrantes do MOAV

Depois de agir contra a ViagensPromo e protocolar representação no Ministério Público de São Paulo contra a operadora, seu fundador Renato Kido e a fintech parceira FaturePag, o Movimento Organizado dos Agentes de Viagens (MOAV) promoveu ontem na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) uma reunião para tratar de outra empresa que fechou suas portas com pendências com agências de viagens, a Nova Operadora.

A Nova Operadora, de André Pereira, interrompeu suas atividades em fevereiro de 2024, antes da crise da ViagensPromo, mas o presidente do MOAV, André Colaço Cabral, conta que a repercussão das ações do MOAV contra a operadora de Renato Kido foi tão grande que agentes alegadamente afetados pela Nova Operadora também o procuraram para organizar uma ofensiva na esfera criminal contra a companhia.

A nova reunião na Alesp foi com a Deputada Estadual Solange Freitas (União Brasil), a mesma que entregou documentação à subprocuradora-geral no caso da ViagensPromo.

“Vamos fazer representação criminal contra a Nova Operadora junto ao Ministério Público, da mesma forma que foi feito com o caso da ViagensPromo. Os relatos dos agentes de viagens são preocupantes e mostram evidências”, afirma André Colaço Cabral, do MOAV. “Temos também alegações de ex-funcionários da Nova Operadora dizendo que não recebem pagamento e ficam recebendo postergações do fundador da empresa, sem nenhuma resposta efetiva”, completa Cabral, que é advogado e sócio em uma agência de viagens.

De acordo com ele, há um grupo organizado de mais de 25 agências de viagens que tomaram prejuízo da Nova Operadora, incluindo uma com rombo de R$ 600 mil.

“O MOAV segue incansável na defesa da categoria e está comprometido em criminalizar atos que colocam em risco os agentes de viagens e os consumidores. Fraudes e irresponsabilidades não podem mais passar impunes”, comunica o agrupamento de agentes.

A PANROTAS entrou em contato com André Pereira, da Nova Operadora, e até o fechamento desta notícia não obteve retorno.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/operadoras/2025/07/apos-acao-contra-viagenspromo-moav-vai-ao-ministerio-publico-contra-nova-operadora_219122.html