Do alto da estratosfera, uma experiência gastronômica única será oferecida em 2025 pelo chef Rasmus Munk, conhecido por seu trabalho no duas estrelas Michelin “The Alchemist”, em Copenhague, e pela SpaceVIP, grupo de viagens espaciais de luxo.
Nesta aventura culinária sem precedentes, seis sortudos terão a oportunidade de desfrutar de um jantar preparado por Munk a bordo de uma cápsula espacial pressurizada, chamada Netuno, a uma altitude de 30.48 km acima do nível do mar.
A iniciativa, divulgada nas redes sociais na última semana, promete elevar a alta gastronomia a novas alturas – literalmente. A cápsula espacial, projetada pela empresa Space Perspective, será suspensa por uma cápsula levantada por um “SpaceBalloon”, não por um foguete, oferecendo uma visão espetacular da Terra. Os participantes poderão saborear pratos cuidadosamente elaborados por Munk, incluindo vinhos selecionados, enquanto contemplam o nascer do sol sob a curvatura do planeta.
Mas, quanto custa essa experiência espacial?
Para embarcar nessa jornada gastronômica única, os interessados terão que desembolsar US$ 495 mil (aproximadamente R$ 2,4 milhões). Esse valor inclui seis horas de viagem na cápsula espacial pressurizada, que subirá até a estratosfera.
A jornada partirá de uma base de lançamento na Flórida e cada passageiro será vestido pela grife francesa Ogier com roupas sob medida.
Munk, apaixonado pelo espaço, promete um menu inspirado na exploração espacial ao longo dos últimos 60 anos, refletindo sobre seu impacto na sociedade, tanto científica quanto filosoficamente. Vale ressaltar que, devido ao ambiente da cápsula, não será possível flambar alimentos, mas diversos preparos serão finalizados durante o voo.
Em postagem no Instagram, o Chef disse que os lucros da viagem da Nave Espacial Netuno serão doados ao Space Prize, uma organização com sede em Nova York que promove a igualdade de gênero na ciência e na tecnologia.
“Estou muito feliz e orgulhoso de contar que, junto com @joinspacevip, iremos sediar a primeira experiência gastronômica estratosférica do mundo a bordo da espaçonave Neptune, da @thespaceperspective, a primeira cápsula espacial carbono neutro do mundo. Os exploradores irão ascender a 100.000 pés (30 km) acima do nível do mar, onde irão jantar enquanto assistem ao nascer do sol sobre a curvatura da Terra. Os rendimentos da expedição serão direcionados para @thespaceprize em apoio à promoção da igualdade de gênero na ciência e tecnologia. Estou muito animado para começar e trabalhar com algumas das principais instituições científicas e designers para este projeto.”, publicou o Chef
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/noticias/chef-rasmus-munk-do-the-alchemist-anuncia-jantar-estratosferico-para-2025/