PANROTAS / Larissa Faria
A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou a assinatura de dois decretos municipais que suspendem, por 180 dias, a emissão de novos alvarás para empreendimentos dos setores de hotelaria e gastronomia. A medida atinge hotéis com mais de 20 apartamentos e restaurantes localizados na área central da cidade que tenham mais de 20 cadeiras.
A assinatura dos decretos foi realizada pelo prefeito, Nestor Tissot, acompanhado do vice-prefeito, Luia Barbacovi, da procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, e do secretário de Planejamento, Rafael Bazzan. O anúncio ocorreu durante uma coletiva de imprensa que reuniu vereadores e representantes de entidades setoriais. O presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Cláudio Souza, e o presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick, expressaram apoio à decisão.
Segundo a Prefeitura, Gramado possui atualmente 24,7 mil leitos de hospedagem. Além disso, há 13 novos empreendimentos em construção e outros 33 projetos de hotéis em tramitação na Secretaria de Planejamento. A projeção é de que, com esses novos projetos, o número de leitos chegue a 36,1 mil nos próximos cinco anos.
No setor de gastronomia, a suspensão abrange apenas a área classificada como zona de planejamento 1.1 — região que inclui a Rua São Pedro e a Avenida Borges de Medeiros, entre o Corpo de Bombeiros e o Lago Joaquina Rita Bier.
Atualmente, o município conta com 318 estabelecimentos do ramo, totalizando cerca de 26 mil cadeiras. Há ainda 43 solicitações de novos projetos em análise na Secretaria da Fazenda e no setor de Vigilância Sanitária.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2025/07/gramado-suspende-por-180-dias-novos-alvaras-para-hoteis-e-restaurantes_219099.html