Jovens perdem R$ 540 mil após viagem cancelada

PANROTAS / Filip Calixto

O passeio, programado para 26 de julho, tinha como destino o Jubileu da Juventude – evento que reúne jovens do mundo inteiro com o papa no Vaticano

Um grupo de 30 jovens católicos de Taguatinga Sul, no Distrito Federal, foi surpreendido com o cancelamento de uma sonhada viagem a Roma, na Itália, e acumula um prejuízo estimado em R$ 540 mil. O passeio, programado para 26 de julho, tinha como destino o Jubileu da Juventude – evento que reúne jovens do mundo inteiro com o papa no Vaticano.

Os peregrinos, pertencentes a duas paróquias da região, economizaram durante dois anos para arcar com o pacote turístico vendido pela agência Kairós Viagens e Peregrinações, sediada em Franca (SP). Cada um desembolsou, segundo apurou a reportagem do g1, R$ 18 mil por um pacote que incluía passagens aéreas, hospedagem e roteiro religioso.

O valor foi quitado por parte do grupo à vista e por outros em parcelas no cartão de crédito. Para viabilizar a viagem, os jovens promoveram rifas, bingos e venderam doces e alimentos em ações comunitárias.

Na última semana, entretanto, representantes da agência informaram aos clientes que a viagem foi cancelada por falta de recursos financeiros para cumprir o contrato.

Agência de viagens se pronuncia

Em nota oficial enviada à reportagem da PANROTAS, a Kairós afirmou que o cancelamento foi uma consequência da crise enfrentada pelo setor de Turismo nos últimos anos.

“A pandemia da Covid-19 enterrou o Turismo, quebrando diversas empresas do ramo e fazendo com que as sobreviventes saíssem com dívidas leoninas para lidar com as promessas não entregues. A Kairós foi uma delas”

Comunicado oficial da Kairós

A empresa ainda atribui parte da instabilidade financeira à “situação belicosa global”, com menção especial aos conflitos no Oriente Médio, que impactaram o Turismo religioso. A nota também aponta que um bloqueio judicial realizado por um credor teria comprometido os valores da viagem ao Jubileu.

Apesar do impasse, a Kairós afirma que não abandonará os passageiros lesados. “Embora não possamos reintegrar o prejuízo neste momento, uma vez que os valores e os lucros foram completamente devorados por credores, afirmamos que estamos buscando todo o suporte e apoio para que todos os lesados sejam compensados”.

A empresa afirma estar tentando reestruturar seu funcionamento e estuda alternativas como parcerias com terceiros. Contudo, alega que a repercussão negativa na mídia tem dificultado a negociação com outras agências. “Estamos estudando a possibilidade de encaminhar os grupos para agências de terceiros e assumirmos mais uma dívida, mas diante da divulgação da quebra e acusações de golpe, o nosso trabalho foi muito comprometido”, afirma.

A nota finaliza com um apelo:

“Como católicos, aceitamos nossa cruz e não vamos fugir de nossas responsabilidades. Mas para isso, precisamos de paciência e, sobretudo, apoio”.

A empresa também reforça que qualquer tipo de calúnia ou difamação será alvo de medidas judiciais.

Veja a íntegra da nota enviada pela agência logo abaixo:

“Respondendo a solicitação, cumpre ressaltar que todos os esclarecimentos já foram prestados em um comunicado encaminhado pelo Ricardo [agente responsável pela viagem] mas, atendendo ao pedido, reiteramos.

Ricardo atua como agente de viagens a muitos anos, sempre entregando o que prometia. Porém, com é de conhecimento global, e acreditamos que pela natureza do seu negócio compreendem ainda mais, a pandemia da COVID-19 enterrou o turismo, quebrando diversas empresas do ramo e fazendo com que as sobreviventes saíssem com dívidas leoninas para lidar com as promessas não entregues. e a Kairós foi uma delas.

Ademais, a situação belicosa global igualmente prejudicou nossos negócios, com diversas viagens sendo canceladas por receio da escalada dos conflitos em Israel. Dívidas estas que, inclusive, foram arcadas do próprio bolso dos sócios, e não apenas da empresa.

Em razão dessas dívidas impagáveis, a Kairós seguia suas atividades dedicando o lucro exclusivamente para arcar com seus compromissos, porém, por uma infeliz coincidência, um de nossos credores bloqueou os nossos créditos referentes à viagem do Jubileu de 2025. Infelizmente, compreendemos demasiadamente a dor desses jovens, o que aumenta ainda mais a nossa dor pela situação e o sentimento de culpa. Não somos apenas uma empresa, esse trabalho tem um propósito maior, e compreendemos a força espiritual do Jubileu, bem como sua periodicidade.

Por isso, embora não possamos reintegrar o prejuízo neste momento, uma vez que os valores e os lucros foram completamente devorados por credores, afirmamos que estamos buscando todo o suporte e apoio para que todos os lesados sejam compensados. E o que fazemos na prática? Ainda não está muito claro, mas diante de toda a situação e a pressão da mídia, não conseguimos elaborar um plano com consciência e clareza. Estudamos a possibilidade de encaminhar os grupos para agências de terceiros e assumirmos mais uma dívida, mas diante da divulgação da quebra e acusações de golpe, o nosso trabalho foi muito comprometido; talvez algum dia possamos reestruturar nossas viagens com o objetivo de satisfazer os prejudicados.

Como católicos, aceitamos nossa cruz e não vamos fugir de nossas responsabilidades. Mas para isso, precisamos de paciência e, sobretudo, apoio. Que a solidariedade de vocês para com os prejudicados se estenda para nós, pois não somos covardes e nem criminosos, porém, somos uma empresa pequena, que tem unicamente o trabalho para honrar todos os compromissos.

Esperamos ter esclarecido e requeremos, por todo amor de Deus, que, se possível, nos ajudar a passar esta mensagem a quem interessar e ajudar a todos na medida do possível.

Por fim, esclarecemos que não nos opomos a críticas, pois todos estão em seus direitos. Porém, cumpre ressaltar que a liberdade de expressão possui limites constitucionais claros, e, diante da já frágil situação da empresa, qualquer tipo de injúria, calúnia ou difamação serão alvos das providencias judiciais cabíveis.

Com os melhores cumprimentos e com estima de compreensão”.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/agencias-de-viagens/vendas/2025/07/jovens-perdem-r-540-mil-apos-cancelamento-de-viagem-e-agencia-se-pronuncia_219311.html