PANROTAS / Pedro Menezes
O Senado norte-americano aprovou um pacote orçamentário que destina US$ 12,5 bilhões para a modernização do sistema de controle de tráfego aéreo dos Estados Unidos. A proposta, parte do chamado “One Big Beautiful Bill Act”, segue agora para nova votação na Câmara, que já havia aprovado uma versão anterior do texto.
Apesar de conter cortes significativos em outros setores, o projeto reserva um investimento robusto para atualizar a infraestrutura responsável pela orientação de cerca de 27 mil voos, 2,7 milhões de passageiros e 61 mil toneladas de carga diariamente no país. A aprovação, inclusive, foi celebrada pelo setor aéreo.
“Somos gratos ao Senado por reconhecer a urgência de reformar nosso sistema de controle de tráfego aéreo. Esse é um primeiro passo importante para que o secretário Duffy possa implementar a visão do presidente Trump de um sistema novo e moderno”
Airlines for America, que representa as principais companhias aéreas dos EUA
A proposta de modernização foi apresentada em maio pelo secretário de Transportes, Sean Duffy, após sucessivas falhas nos radares e nas comunicações por rádio em no Aeroporto de Newark, em Nova Jersey. As falhas geraram impactos operacionais, afastamentos de controladores e até redução temporária no número de voos no aeroporto.
A expectativa é que o presidente Donald Trump sancione o projeto sem vetos. Segundo ele, trata-se de uma das principais prioridades de sua gestão no setor de infraestrutura: “um sistema de tráfego aéreo que esteja à altura das necessidades do século 21″, já disse ele em outras ocasiões.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2025/07/senado-dos-eua-aprova-pacote-de-us-125-bilhoes-para-modernizar-controle-aereo_219137.html