Turismo gera mais de 207 mil empregos no Brasil

Agência Brasília

Segmento de alojamento e alimentação liderou o crescimento, apresentando um saldo positivo de 85.866 empregados

O setor de Turismo no Brasil gerou, no acumulado dos últimos 12 meses, mais de 207 mil vagas com carteira assinada. Os números foram divulgados pelo Ministério do Turismo, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

  • O segmento de alojamento e alimentação liderou o crescimento, apresentando um saldo positivo de 85.866 empregados, seguido do ramo de arte e cultura, que abriu 31.649 novos postos de trabalho;
  • Já no recorte de 2025, os cinco primeiros meses do ano registraram mais de 100 mil novos empregos formais no setor, o que mostra a importância do Turismo na expansão do nível de ocupação profissional no Brasil. Maio teve destaque especial, com 12.449 vagas geradas, 75% a mais que no mesmo período de 2024.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números confirmam a relevância econômica e social do segmento no País. “O setor tem mostrado sua força ao gerar empregos de forma consistente em todas as regiões do Brasil. Isso é resultado de um trabalho articulado, que trata o Turismo como um vetor estratégico do desenvolvimento. Estamos transformando potencial em oportunidades reais para a população”, destaca o ministro.

Novas cartilhas na plataforma Qualifica Turismo

O Ministério do Turismo reafirma o compromisso de fortalecer o setor a partir de políticas públicas estruturantes, que promovam o crescimento sustentável da atividade e ampliem seus impactos positivos à sociedade.

Para profissionais que buscam se aprimorar no setor, o Ministério do Turismo disponibiliza gratuitamente, na plataforma Qualifica Turismo, uma série de cartilhas que servem como material didático complementar aos cursos oferecidos pela Escola Nacional de Turismo. O acervo acaba de ganhar oito novas publicações, produzidas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Acesse aqui as cartilhas.

O material, voltado a estudantes, empreendedores e trabalhadores do ramo, integra as diretrizes do órgão do governo federal no sentido de promover um Turismo mais competitivo, inclusivo e preparado para atender à crescente demanda por serviços na área em todo o Brasil, abrangendo os segmentos corporativo e cultural.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2025/07/turismo-gera-mais-de-207-mil-empregos-formais-no-brasil-em-um-ano_219101.html