O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que revelam a diminuição da população brasileira nos próximos anos. Segundo os números, o país vai sair de 203 milhões para 220 milhões em 2041 e, a partir do ano seguinte, começamos a encolher até chegar a 199,2 milhões em 2070.
Para o presidente da Associação Sergipana da Advocacia Previdenciarista (Asaprev), Diogo Dória, esse panorama aponta para mudanças na sociedade em diversos aspectos, entre eles no aumento do número de benefícios a serem concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Dizer que a população vai diminuir significa dizer que a população também vai envelhecer mais, teremos mais idosos na sociedade. Os idosos deixaram de ser a menor fatia da população brasileira em 2023 e, daqui a duas décadas, vão ser a maior, segundo o IBGE. Essa é a primeira vez que a população mais velha ultrapassa a mais jovem, faixa que vem diminuindo desde os anos 2000. Isso já é um sinal de que a projeção vem se confirmando”, explicou.
Diogo lembrou que a preparação para a nova configuração da sociedade exige dos governos atenção a esses dados. Segundo ele, o INSS é um dos órgãos que devem sofrer grandes impactos.
“O INSS paga mais de 39 milhões de benefícios atualmente. Este número representa a grande quantidade de brasileiros que precisam de acesso a esse benefício todos os meses, número que deve aumentar nos próximos anos. O acesso a esse benefício precisa ser facilitado. É nessa hora que entra em ação o advogado previdenciarista, profissional responsável por ser a ligação entre o benefício e o beneficiário. É ele quem cumpre o papel de ultrapassar os entraves e garantir que pessoas recebam os valores que tornarão suas vidas mais dignas”, pontuou.
Na perspetiva de capacitar os advogados, que terão nos próximos anos uma demanda maior, a Asaprev promove no próximo mês o Congresso de Direito Previdenciário em Aracaju. O evento vai promover integração e capacitação para centenas de profissionais da área jurídica, com palestras voltadas ao direito previdenciarista, gestão, empreendedorismo e inovação. Entre os palestrantes estão Melissa Folmann, Malcon Robert, Hélio Gustavo, Yago Calado, Salomão Boanerges e Celise Beltrão. As vagas são limitadas. O evento acontece nos dias 26 e 27 de setembro.
Fonte: https://ajn1.com.br/urbano/encolhimento-da-populacao-aponta-para-aumento-no-numero-de-beneficios-do-inss-afirma-asaprev/