JA Piauí realiza palestra sobre educação financeira para jovens aprendizes do Senac

Foto: Divulgação –

Uma palestra inspiradora sobre  “Educação Financeira” para mais de 100 jovens das turmas do programa Jovem Aprendiz do Senac em Teresina. No dia (20/8) a diretora Administrativa e Financeira da JA Piauí, Elisângela Chaves, destacou fatores importantes como planejamento financeiro, orçamento pessoal, controle de gastos, uso consciente do crédito, proteção financeira e até investimentos.

O programa Jovem Aprendiz tem como objetivo a inclusão social e profissional de jovens entre 14 e 24 anos, que estejam cursando  o ensino fundamental ou médio, ou que tenham concluído o ensino médio.

A iniciativa faz parte de uma série de ações que a JA Piauí vem desenvolvendo em escolas e instituições de ensino, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens e prepará-los para os desafios do mercado, seja como empreendedor ou empreendendo dentro de uma empresa.

Durante a palestra, Elisângela compartilhou  conhecimentos na área financeira, oferecendo dicas práticas e orientações sobre como gerir finanças pessoais de maneira eficaz. Ela abordou temas como a importância do planejamento financeiro, a administração de gastos, e a criação de hábitos de poupança desde cedo. “A experiência foi enriquecedora, proporcionando aos jovens aprendizes ferramentas essenciais para garantir um futuro financeiro mais seguro e saudável”, revela a diretora.

Além das palestras e atividades nas escolas, a Junior Achieviement oferece várias ferramentas para os jovens terem contato com o mundo do empreendedorismo. O Inspira JA – uma plataforma que oferece cursos gratuitos de gestão, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal com linguagem acessível aos jovens.

Para o presidente da JA Piauí, as palestras que a entidade realiza despertam habilidades que vão além da sala de aula. “A educação financeira é um pilar fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Nosso objetivo é equipar esses jovens com o conhecimento necessário para tomar decisões financeiras conscientes e estratégicas, que os beneficiarão ao longo de toda a vida”, afirma Denis Cavalcante, jovem empresário teresinense, que despertou cedo para o empreendedorismo e que já atua nas entidades sindicais.

A JA Piauí tem se destacado na promoção de palestras e workshops em diversas instituições de ensino, com o propósito de incentivar o empreendedorismo e o planejamento financeiro entre os jovens. A parceria com o Senac no Piauí é um exemplo de como a união de esforços pode gerar impacto positivo na formação das novas gerações.

10 passos para Educação Financeira

  1. Planejamento financeiro – estabeleça metas de curto, médio e longo prazos ajudam a alcançar estabilidade e segurança.

 

  1. Orçamento pessoal – controle receitas e despesas para evitar dívidas e construir uma reserva financeira

 

  1. Controle de gastos – adote estratégicas para identificar e cortar gastos supérfluos (priorizar o que é realmente importante)

 

  1. Poupança e investimentos – economize regularmente, mesmo em pequena quantia. Procure estudar sobre CDBs, fundo de investimentos e ações – aprenda o risco e o retorno de cada investimento.

 

  1. Uso consciente do crédito – entenda os diferentes tipos de crédito (cartão de crédito, empréstimos, financiamentos) e como usá-los de forma responsável para evitar o endividamento.

 

  1. Fundo de emergência – tenha uma reserva financeira para situações inesperadas. Você pode construí-la gradualmente.

 

  1. Educação financeira para o futuro – pense a longo prazo (incluindo aposentadoria e planos de previdência privada). Pequenas ações financeiras hoje podem ter grande impacto no futuro.

 

  1. Habilidade para negociação – negocie preços e condições de pagamento para obter melhores condições financeiras.

 

  1. Conhecimento financeiro – continue aprendendo sobre finanças. Leia livros, faça cursos e fontes confiáveis de informação para melhorar continuamente sua saúde financeira.

 

  1. Consciência financeira – Tome decisões mais conscientes e assertivas em relação ao seu dinheiro.