TRE-RN alcança 101,43% no Ranking da Transparência do CNJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) alcançou o índice de 101,43% no Ranking da Transparência do Poder Judiciário em 2024, de acordo com avaliação realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este é o melhor desempenho da Corte desde a criação do prêmio em 2018, colocando o TRE-RN na 8ª colocação entre os 27 tribunais regionais eleitorais do Brasil e 20ª posição entre os 94 tribunais analisados.

O ranking considera diversos critérios, incluindo planejamento estratégico, resultados institucionais, gestão participativa, sessões plenárias, e informações sobre processos judiciais. Também são avaliados itens como atendimento ao cidadão, dados de licitações, contratos, orçamento, pessoal e tecnologia da informação, além de prestação de contas, sustentabilidade e acessibilidade.

Entre os critérios em que o TRE-RN se destacou, estão a organização e qualidade das informações, o uso de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, a precisão e completude das estatísticas de gestão, e a transparência nos demonstrativos de responsabilidade com o gasto público.

Criado pelo CNJ, o Ranking da Transparência tem o objetivo de avaliar o grau de clareza, objetividade e qualidade das informações que os tribunais disponibilizam ao público, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI). A iniciativa permite que a sociedade acompanhe a atuação e o desempenho das instituições judiciárias, incentivando o aprimoramento contínuo da transparência ativa.

Conforme a Corte, ao disponibilizar suas informações de forma transparente, os tribunais demonstram o valor público das suas atividades e a busca constante pela excelência na prestação dos serviços, fortalecendo os princípios que norteiam a Administração Pública, em especial a legalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência dos atos praticados, assim como o compromisso com as políticas nacionais judiciárias.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/tre-rn-alcanca-10143-no-ranking-da-transparencia-do-cnj/