O partido União Brasil escolheu Maria de Fátima Mesquita da Silva, conhecida como Fatinha de Marcelo, viúva do prefeito Marcelo Oliveira, como a nova candidata para a prefeitura de João Dias, no Alto Oeste potiguar.
A candidatura de Fatinha, de 34 anos, já foi registrada na Justiça Eleitoral e está aguardando julgamento. O prazo final para a decisão sobre a candidatura é 16 de setembro, com as eleições marcadas para 6 de outubro. A candidatura de Marcelo, que buscava a reeleição, já foi considerada inapta devido ao seu falecimento.
Nesta sexta-feira 6, Fatinha atualizou o perfil nas redes sociais do falecido marido, alterando a foto e publicando um comunicado. “Em meio a tanta tristeza, encontramos esperança e paz. Juntos, podemos transformar nossa cidade, trazendo luz e renovação para nossos corações e para a nossa querida João Dias. O sonho vai continuar”, escreveu.
Leia também: Após mortes em João Dias, secretário diz que segurança será reforçada no período eleitoral
O irmão do prefeito assassinado, Jessé Oliveira, de 27 anos e também do mesmo partido, assumiu a gestão do município no dia 29 de agosto, em uma sessão virtual por questões de segurança. Jessé, que era presidente da Câmara Municipal, assumiu a administração no lugar da vice-prefeita eleita em 2020, Damária Jácome, que foi afastada do cargo pela Justiça desde 2022, após Marcelo denunciar ameaças dela e de seu pai, Laete Jácome, então presidente da Câmara.
O mandato de Jessé como prefeito interino deverá durar até o fim do ano, e ele segue como candidato à reeleição para vereador. Damária também está concorrendo ao cargo de prefeita nas eleições de 2024.
O crime
O prefeito Marcelo Oliveira, candidato à reeleição pelo União Brasil no município de João Dias, morreu após ser baleado na manhã desta terça-feira 27 em um atentado. O crime aconteceu no próprio município, que fica no Alto Oeste potiguar, localizado a cerca de 365 km de Natal.
O prefeito de João Dias ainda foi levado para um hospital em Catolé do Rocha, na Paraíba, que fica a 15 km de distância, mas não resistiu aos ferimentos. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.
No mesmo atentado, o pai do político, Sandi Alves de Oliveira, também foi atingido e morreu ainda no local. Ele foi baleado na cabeça.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), as circunstâncias do crime ainda não foram esclarecidas. “A motivação também está sendo investigada”, afirma a pasta.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/partido-nomeia-viuva-prefeito-candidata/