O TRE julga amanhã recurso contra o indeferimento da candidatura de Clébio Jacaré (União) à prefeitura de Nova Iguaçu. Há um mês, o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 156ª Zona Eleitoral, decidiu cassar a candidatura do polêmico empresário, evocando a existência de 17 processos criminais, um deles na 1ª Vara Especializada em Crimes de Organização Criminosa.
O juiz atendeu a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que na alegações afirma que o candidato “apresenta uma vasta lista de processos, cujos crimes imputados são gravíssimos, além de ter dezenas de denúncias de práticas de propaganda antecipada e irregular nessas eleições e passadas”.
Mesmo sem qualquer condenação, o clima não é favorável ao candidato. A tese prevalente hoje na Corte é que não apenas a lei da ficha limpa deve ser observada mas, igualmente, o direito de o eleitor votar sem qualquer tipo de coação.
O notório vínculo com crime organizado seria fator determinante para inibir a liberdade de escolha do cidadão. Portanto, mesmo sem condenação, em casos de flagrante ligação com grupos criminosos a tendência é de indeferimento.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/nao-e-tranquila-a-situacao-de-clebio-jacare-no-tre/