A candidata à Prefeitura de João Dias, Maria de Fátima Mesquita da Silva, conhecida como Fatinha de Marcelo (União), revelou nesta sexta-feira 4 em suas redes sociais que está recebendo ameaças de morte e que, mesmo que vença as eleições municipais, ela não assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025. A candidata é viúva do prefeito Marcelo Oliveira, assassinado em 27 de agosto, juntamente com seu pai, Sandir Oliveira.
Após o assassinato de Marcelo Oliveira e o pai Sandir Oliveira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de Forças Federais para reforçar a segurança em João Dias. O objetivo é garantir a ordem e a proteção tanto de candidatos quanto de eleitores durante o processo eleitoral, especialmente após o atentado que chocou o município e aumentou as preocupações com a violência política.
Leia também: Operação após assassinato do prefeito de João Dias termina com 12 presos no Oeste
Prefeito de João Dias e pai são assassinados em atentado; Sesed mobiliza forças policiais
O prefeito do município de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira, e o pai dele foram vítimas de um atentado na manhã desta terça-feira 27 de agosto.
A Polícia Civil confirmou que o prefeito foi atingido por disparos de arma de fogo e socorrido, mas não resistiu. O pai de Marcelo também morreu.
TSE aprova apoio da Força Federal e reforço policial em João Dias
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de apoio da Força Federal ao município de João Dias, no Alto Oeste potiguar, para garantir a segurança dos eleitores no dia 6 de outubro. A decisão seguiu o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RN), que acatou o pedido do juiz da 41ª zona eleitoral após o assassinato do ex-prefeito Marcelo Oliveira, então candidato à reeleição, e de seu pai, Sandir de Oliveira, em 27 de agosto.
O município terá ainda o reforço de mais de 40 policiais e oito viaturas no processo eleitoral e a Polícia Militar já intensificou o policiamento ostensivo após o crime. Na eleição anterior, João Dias enfrentou desafios de segurança, incluindo a presença da Força Federal, que enviou um tanque para a cidade.
Após mortes, vice-prefeita de João Dias comunica que vai se ausentar da cidade
A vice-prefeita Damária Jácome, candidata do Republicanos à Prefeitura de João Dias, se pronunciou nas redes sociais nesta quarta-feira 28 sobre a morte do prefeito Marcelo Oliveira (União), seu adversário político, e do pai dele, Sandi Alves de Oliveira. Em publicação, Damária se referiu à execução de Marcelo como “lamentável acontecimento”, disse que vai se ausentar da cidade, mas que está “à disposição das autoridades”.
Para sair da cidade, a vice-prefeita, que é candidata a prefeita de João Dias, pediu ajuda das forças policiais na cidade. A informação não consta na nota, mas foi comunicada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), desembargador Cornélio Alves, em entrevista coletiva realizada nesta tarde na sede da Justiça Eleitoral no RN.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/viuva-prefeito-assassinado-joao-dias-ameaca/